A vida nos subúrbios: memórias de uma outra Belo Horizonte

  • Maria Marta Martins Araújo IEPHA/MG; Fundação João Pinheiro

Resumo

Em 1993, coordenei os trabalhos de pesquisa histórica do Inventário do Patrimônio Cultural realizado pelo Departamento de Patrimônio Histórico de Belo Horizonte. Iniciamos o trabalho através da rua da Bahia e depois partimos para atuar em três frentes: Lagoinha, Floresta e no bairro Primeiro de Maio. As reflexões que apresento neste artigo são frutos dessa experiência no campo mais propriamente dito da preservação e da memória. O texto defende duas posições: as possibilidades oferecidas por uma história de Belo Horizonte a partir da trajetória de seus espaços, particularmente de seus bairros populares, e uma política mais ampla de preservação que trabalhe com esses mesmos universos identitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Marta Martins Araújo, IEPHA/MG; Fundação João Pinheiro
possui graduação em Historia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2003). Atualmente é Vice-Presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico-IEPHA/MG. Tem experiência na área de História, Patrimônio Cultural e Administração Pública, com ênfase em História do Brasil e Teoria e Metodologia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: história política, história da literatura e da imprensa, história de Minas Gerais e de Belo horizonte, patrimônio cultural, planejamento urbano e turismo e avaliação de políticas públicas.
Como Citar
ARAÚJO, M. M. M. A vida nos subúrbios: memórias de uma outra Belo Horizonte. Cadernos de História, v. 2, n. 3, p. 50-56, 11.
Seção
Temática Livre - Artigos