Catolicismo em Belo Horizonte na proximidade do novo milênio
Resumo
O Autor parte da convicção de que uma grande mudança está em ato no campo religioso, nas sociedades ocidentais e no Brasil. Escolhe, como área de estudo, a resposta da Igreja Católica a estas mudanças, nos anos ’90, no âmbito da Arquidiocese de Belo Horizonte, cuja população e território coincidem substancialmente com a Região Metropolitana da Capital mineira. À luz das pesquisas disponíveis, analisa: o prestígio da Igreja Católica comparada com outras Instituições; a prática religiosa dos católicos, em particular a freqüência à Missa dominical e aos sacramentos; as crenças dos católicos e dos fiéis de outras religiões; a influência da religião sobre a vida dos católicos, inclusive sobre práticas devocionais e atividades sociais e políticas; a difusão de associações e movimentos; a atuação no campo da comunicação social.
Downloads
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".