Catolicismo em Belo Horizonte na proximidade do novo milênio

  • Alberto Antoniazzi PUC Minas

Resumo

O Autor parte da convicção de que uma grande mudança está em ato no campo religioso, nas sociedades ocidentais e no Brasil. Escolhe, como área de estudo, a resposta da Igreja Católica a estas mudanças, nos anos ’90, no âmbito da Arquidiocese de Belo Horizonte, cuja população e território coincidem substancialmente com a Região Metropolitana da Capital mineira. À luz das pesquisas disponíveis, analisa: o prestígio da Igreja Católica comparada com outras Instituições; a prática religiosa dos católicos, em particular a freqüência à Missa dominical e aos sacramentos; as crenças dos católicos e dos fiéis de outras religiões; a influência da religião sobre a vida dos católicos, inclusive sobre práticas devocionais e atividades sociais e políticas; a difusão de associações e movimentos; a atuação no campo da comunicação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Antoniazzi, PUC Minas
possui doutorado em Filosofia pela Universitá Cattolica Del S Cuore (1962) . Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuando principalmente nos seguintes temas: teologia, esperança, existência, fenomenologia.
Como Citar
ANTONIAZZI, A. Catolicismo em Belo Horizonte na proximidade do novo milênio. Cadernos de História, v. 2, n. 3, p. 69-85, 11.
Seção
Temática Livre - Artigos