O problema da liberdade em Graciliano Ramos – a repercussão ética numa prática interdisciplinar das Ciências Humanas
Resumo
Entendendo o conceito de liberdade como elemento fundamental para a existência do sujeito ético, buscamo-lo na obra de Graciliano Ramos, nos seus romances e memórias. Isto porque mesmo a sua obra de ficção nos dá possibilidades inúmeras de problematização das questões filosóficas, embora aqui pudéssemos cuidar mais do aspecto axiológico. A fim de chegar ao problema da liberdade em Graciliano Ramos, passamos por três momentos ou capítulos auxiliares: o problema da humanização, a estruturação da concepção de mundo dos protagonistas das histórias de Graciliano e a crítica ao fenômeno da alienação que se desenrola nas estruturas sociais através dos aparelhos ideológicos.
Downloads
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".