Sob o signo do pecado. Jorge Benci e as normas de convivência entre senhores e escravos na sociedade colonial brasileira

  • Maria do Rosário Pimentel Universidade Nova de Lisboa
Palavras-chave: Escravidão, Pecado, Sociedade

Resumo

Profundo conhecedor da realidade brasileira onde viveu vinte e quatro anos, Jorge Benci condensou o seu pensamento na obra Economia cristã dos senhores no governo dos escravos, publicada pela primeira vez em Itália em 1705, dirigida em especial aos possuidores de escravos para lhes lembrar as suas obrigações e deveres. Benci teve a intenção de elaborar um conjunto de preceitos que constituísse um modelo de convivência com os escravos de acordo com a moderação exigida pela razão e pelos princípios cristãos. Ao longo de todo o seu discurso, a noção de pecado e a sua gravidade assumem um papel fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Rosário Pimentel, Universidade Nova de Lisboa

Licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1977), fez um curso de pós-graduação em História da Cultura Portuguesa na mesma Faculdade (1979) e doutorou-se em Estudos Portugueses, especialidade de Cultura Portuguesa (1990), com uma tese sobre problemática cultural da escravatura, na Universidade Nova de Lisboa. Iniciou a sua actividade profissional no ano lectivo de1979 /80 na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e em 1980 transitou para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Ensina sobretudo Cultura Portuguesa. Publicou entre outros títulos Viagem ao fundo das Consciências (1995), versão da referida tese de doutoramento. É investigadora do Instituto de Estudos Portugueses (IdEP), onde desenvolve investigação na área da cultura portuguesa e da história da escravatura.

Publicado
23-11-2005
Como Citar
PIMENTEL, M. DO R. Sob o signo do pecado. Jorge Benci e as normas de convivência entre senhores e escravos na sociedade colonial brasileira. Cadernos de História, v. 7, n. 8, p. 29-45, 23 nov. 2005.
Seção
Temática Livre - Artigos