Sob o signo do pecado. Jorge Benci e as normas de convivência entre senhores e escravos na sociedade colonial brasileira
Resumo
Profundo conhecedor da realidade brasileira onde viveu vinte e quatro anos, Jorge Benci condensou o seu pensamento na obra Economia cristã dos senhores no governo dos escravos, publicada pela primeira vez em Itália em 1705, dirigida em especial aos possuidores de escravos para lhes lembrar as suas obrigações e deveres. Benci teve a intenção de elaborar um conjunto de preceitos que constituísse um modelo de convivência com os escravos de acordo com a moderação exigida pela razão e pelos princípios cristãos. Ao longo de todo o seu discurso, a noção de pecado e a sua gravidade assumem um papel fundamental.
Downloads
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".