População e espaço nacional no Brasil do século XIX
Resumo
A partir de levantamentos censitários realizados ao longo do século XIX, procuro acompanhar a evolução demográfica brasileira. Selecionei as informações sobre a condição social (habitantes livres ou cativos) e sobre o sexo, além de recuperar, sempre que possível, os dados sobre a composição por cor da população, privilegiada pelas análises da época, sobretudo a partir de 1870. A observação destes componentes da população brasileira deixa claro, a meu ver, os rumos da transição para o trabalho livre, no sentido de carrear os escravos ainda úteis para as novas áreas dinâmicas, especialmente o café. Ademais, os dados apontam os rumos do crescimento da população brasileira, com o avanço sobre áreas até então pouco ocupadas, como o sul e o norte.
Downloads
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".