População e espaço nacional no Brasil do século XIX

  • Tarcísio Rodrigues Botelho PUC Minas
Palavras-chave: Brasil, Século XIX, Escravidão, Crescimento demográfico

Resumo

A partir de levantamentos censitários realizados ao longo do século XIX, procuro acompanhar a evolução demográfica brasileira. Selecionei as informações sobre a condição social (habitantes livres ou cativos) e sobre o sexo, além de recuperar, sempre que possível, os dados sobre a composição por cor da população, privilegiada pelas análises da época, sobretudo a partir de 1870. A observação destes componentes da população brasileira deixa claro, a meu ver, os rumos da transição para o trabalho livre, no sentido de carrear os escravos ainda úteis para as novas áreas dinâmicas, especialmente o café. Ademais, os dados apontam os rumos do crescimento da população brasileira, com o avanço sobre áreas até então pouco ocupadas, como o sul e o norte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarcísio Rodrigues Botelho, PUC Minas
graduou-se em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), é mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1994) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de História, com ênfase em História do Brasil, e de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: população, família, cidades, patrimônio histórico.
Publicado
23-11-2005
Como Citar
BOTELHO, T. R. População e espaço nacional no Brasil do século XIX. Cadernos de História, v. 7, n. 8, p. 67-83, 23 nov. 2005.
Seção
Temática Livre - Artigos