Literatura lusofônica e a emigração portuguesa rumo ao Brasil (1850-1914)

  • Ricardo Moreira Figueiredo Filho Faculdades Arnaldo Jansen - FAJ
Palavras-chave: Brasil, Cultura, Civilização, Desterro, Emigração, Identificação nacional, Literatura, Necessidades materiais, Portugal.

Resumo

Este artigo pretende pontuar, a partir de obras literárias em língua portuguesa entre a segunda metade do século XIX e das duas primeiras décadas do século XX, a emigração lusitana rumo à sua antiga colônia latino-americana e a partir dessa, imagens e representações entre Brasil e Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Moreira Figueiredo Filho, Faculdades Arnaldo Jansen - FAJ
Mestre em História Cultural pela Universidade do Porto - Portugal (2002) com a dissertação: "Imagens e representações entre Brasil e Portugal no final dos Oitocentos". Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999), onde também cursou, por dois anos e meio, a graduação em Ciências Biológicas. Foi professor de História do Ensino Fundamental e Médio da rede privada de educação durante sete anos. Lecionou por seis anos na Faculdade Estácio de Sá - Belo Horizonte, tendo trabalhado nos cursos de Jornalismo, História e Publicidade. Atualmente é professor de História das Revoluções do Departamento de Direito nas Faculdades Arnaldo Jansen e Professor Substituto da disciplina História das Artes no Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde já lecionou as disciplinas Formação do Mundo Contemporâneo e Preservação Dos Patrimônios Históricos E Naturais: Perspectivas Bioantropológicas
Publicado
23-11-2005
Como Citar
FILHO, R. M. F. Literatura lusofônica e a emigração portuguesa rumo ao Brasil (1850-1914). Cadernos de História, v. 7, n. 8, p. 84-102, 23 nov. 2005.
Seção
Temática Livre - Artigos