Os Kaxixó e a identidade: da re-invenção cultural ao re-conhecimento oficial

  • Izabel Missagia de Mattos PUC Minas
Palavras-chave: Etnogênese, História indígena, Quilombos, Hibridação

Resumo

O artigo busca compreender o processo de etnogênese dos Kaxixó contemporâneos por meio da pesquisa de suas raízes históricas. Questiona, para isso, o conceito antropológico de identidade étnica, sincrônico e contrastivo, apontando para a necessidade de uma abordagem diacrônica na interpretação do fenômeno identitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel Missagia de Mattos, PUC Minas
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Sociologia (Área: Sociologia da Cultura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e doutorado em Ciências Sociais (Área: Sociedades Indígenas) pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professora adjunta do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: história indígena, educação indígena, Botocudos, missões religiosas, etnopolítica e indigenismo.
Publicado
23-11-2005
Como Citar
MATTOS, I. M. DE. Os Kaxixó e a identidade: da re-invenção cultural ao re-conhecimento oficial. Cadernos de História, v. 7, n. 8, p. 103-119, 23 nov. 2005.
Seção
Temática Livre - Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##