Discursos higienistas para a educação primária no Pará (1900-1912)

  • Darlene da Silva Monteiro dos Santos Universidade do Estado do Pará
  • Allan Lopes Universidade do Estado do Pará
  • José Arimatéa Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Ensino primário, Higienismo, Discursos Científicos

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como os discursos higienistas permearam as práticas e orientaram o ensino, de forma a legitimar um padrão higienista para educação primária do Pará no período de 1900-1912. É uma pesquisa documental que analisou documentos históricos como o relatório do 4º grupo escolar (1909), o jornal Província do Pará (1910), jornal Folha do Norte (1910), mensagem do governador do estado do Pará (1897), Revista A Escola (1900) e da Revista do Ensino (1911). Para dialogar com as análises, trazemos para o debate autores como Coelho (2002), Habib (2012), Foucault (1986), Mendes e Nobrega (2008), entre outros. A partir das análises das fontes entendemos que os discursos higienistas moldaram o que seria considerado ideal para as escolas. Desde as construções dos prédios escolares até a organização escolar, os discursos desses médicos e sanitaristas perpassaram por dentro dos debates educacionais no estado do Pará, construindo um modelo de educação correto, saudável e moderno, evidenciando assim uma grande discrepância social.

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Biografia do Autor

Darlene da Silva Monteiro dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Doutoranda em Educação, na linha Saberes Culturais e Educação na Amazônia-PPGED-UEPA.Possui graduação no curso de graduação de licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2007); Especialista em Docência no Ensino Superior - UFPA (2010); Especialista em Gestão Escolar - UFPA (2015) ; Mestre em Educação, na linha de Saberes Culturais e Educação na Amazônia - PPGED - UEPA (2018). É especialista em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC/PA. Atua como docente da Secretaria Municipal de Educação de Belém - SEMEC. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia - GHEDA/UEPA, atuando na linha de pesquisa: História das Instituições Educativas, Intelectuais e Impressos. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas da Pesquisa Científica, Psicologia da Educação e História da Educação. Desenvolve pesquisas na área da História da Educação, principalmente ligadas à História dos Intelectuais e Impressos Pedagógicos na Amazônia. Membro de entidades científicas, tais como: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED , Associação Nacional de História - ANPUH e Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE

Allan Lopes, Universidade do Estado do Pará

Doutorando em Educação (PPGED-UEPA); Mestre em Educação, na linha de Saberes Culturais e Educação na Amazônia (PPGED - UEPA); Graduado no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (UEPA); Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação na Amazônia (GHEDA) da UEPA, atuando na linha de pesquisa: História das Instituições Educativas, Intelectuais e Impressos. Atualmente pesquisando na área da História da Educação na Amazônia no período Colonial. 

José Arimatéa, Universidade Federal do Pará

Doutorando e Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica na Universidade Federal do Pará. Possui graduação em Bacharelado (1999) e Licenciatura Plena (2002) em Ciencias Biológicas pela Universidade Federal do Pará. Na Secretaria de Educação do Estado do Pará é professor desde 2002, lecionando as disciplinas Ciências e Biologia. Participa desde 2010 do Grupo de Filosofia e História da Ciência da Educação na Amazônia (IEMCI-UFPA). Atuou na sede da Secretária de Educação em projetos de ensino voltados para os laboratórios de biologia,física e química (Multidisciplinar). Na trajetória docente da educação básica tem experiências em diferentes modalidades: Regular, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Tecnológico e Sistema Modular de Ensino . Neste último ministrou disciplinas Biologia e Química em varias localidades culturalmente diferentes (ribeirinha, zona salgada, ilha do Marajó e áreas rurais do sudeste do Estado). Tem um histórico em projetos de Educação Ambiental,. No ensino superior atuou, como professor colaborador nas disciplinas Práticas Docentes VI (Ensino de Ciências com Alfabetização Cientifica e Educação Ambiental) e VII ( Uso de Tecnologias na Educação e no Ensino de Ciências, Experimentos e Investigação Científica no de Ciências) na Faculdade de Ciências Naturais - UFPA / Baixo Tocantins - Cametá.

Referências

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Publicado
30-06-2021
Como Citar
SANTOS, D. DA S. M. DOS; LOPES, M. A. DA S.; SANTOS, J. A. G. DOS. Discursos higienistas para a educação primária no Pará (1900-1912). Cadernos de História, v. 22, n. 36, p. 9-23, 30 jun. 2021.
Seção
Temática Livre - Artigos