Turnen e suas configurações: uma abordagem sobre o componente organizacional das Sociedades de Ginástica no sul do Brasil (1870-1920)

  • Alice Beatriz Assmann Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Ester Liberato Pereira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: Clubes, Ginástica, Turnen, História do Esporte

Resumo

A presente pesquisa tem o objetivo de compreender a organização das Turnvereine (sociedades de ginástica) em diferentes localidades do estado do Rio Grande do Sul,  entre as décadas de 1870 e 1920. Para tanto, estabeleceu-se um diálogo entre o campo da História do Esporte e da Educação Física, sob a égide de pressupostos advindos da História Cultural. A interpretação do fenômeno do associativismo em torno do Turnen, no Rio Grande do Sul, é norteada pelos conceitos de figuração e redes de interdependência, a partir dos escritos de Norbert Elias. Correspondente ao método que viabilizou esta pesquisa, além da revisão bibliográfica, foram coletados e analisados indícios em documentos impressos. Evidenciou-se que as sociedades de ginástica se destinavam, inicialmente, à prática do Turnen. No final do século XIX, constatou-se a instauração de, aproximadamente, 15 sociedades de ginástica no Rio Grande do Sul, as quais apresentavam uma organização análoga. Formou-se uma rede de relações, com normas específicas de filiação, com códigos de comportamento e sentimento que eram compartilhados pelos associados em uma relação de interdependência e constante tensão. A organização é um dos alicerces para a composição de uma “boa sociedade” do Turnen.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Beatriz Assmann, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professora dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Socioculturais em Educação Física e Esporte (GEPESEFE) da UEMG. Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutorado em andamento com foco nas Olimpíadas Especiais das APES. 

Ester Liberato Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Professora efetiva do Departamento de Educação Física e do Desporto (DEFD) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Unimontes e editora-chefe do periódico Caminhos da História - Revista do PPGH da Unimontes. Doutorado em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano. Líder do Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (GEHEF), certificado pelo CNPq. Idealizadora e coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEMESP) da Unimontes. Atualmente, responde pela Assessoria de Projetos Especiais (APE) da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) da Unimontes. 

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estágio de pós-doutorado em História. Doutora em Ciências do Desporto (UP). Idealizadora e coordenadora, do Centro de Memória do Esporte (CEME) e do Observatório do Esporte Paralímpico Brasileiro da ESEFID/UFRGS. Líder do “Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física” (NEHME/CNPq).

Referências

ASSMANN, Alice Beatriz. Figurações do Turnen no sul do Brasil: redes de interdependência em escolas e clubes (décadas 1870-1920). 211 f. 2019. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2019.

ASSMANN, Alice Beatriz. O associativismo esportivo em Santa Cruz do Sul/ Rio Grande do Sul: configurações de práticas culturais (da década de 1880 à década de 1910). 2015. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) -Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

ASSMANN, Alice Beatriz; BERTOLDI, Rafaela; MAZO, Janice Zarpellon. Associações esportivas paramilitares em Santa Cruz do Sul: espaços de legitimação social e lazer (1880 - 1900). Licere, Belo Horizonte, v. 20, n. 4, dez/2017.

ASSMANN, Alice Beatriz; MAZO, Janice Zarpellon. Turnen: para além da ginástica: configurações dinâmicas em um espaço de práticas esportivas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 31, n. 2, 2017, p.489-503.

BACELLAR, Carlos. Fontes documentais: uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKI, Carla. (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2 ed., 2010, p. 23-80.

BOUDON, Raymond. Dicionário de Sociologia. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990.

BURKE, Peter. O que é História Cultural? Rio de Janeiro: Jorge ZAHAR Editor, 2005.

CENTENÁRIO da colonização alemã em Rio Pardinho. Livro Comemorativo. Santa Cruz do Sul: Gráfica Comercial de Binz e Rech, 1952.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

DIE TURNERISCHE entwicklung des Turnverein Cahy, São Sebastião do Caí. Compilação de textos, 1938. Encontrado no Acervo Benno Mentz, Instituto Delfos/PUCRS.

ELIAS, Norbert. Introdução à Sociologia. Lisboa: EDIÇÕES 70, 2008.

ELIAS, Norbert, A sociedade da corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

ELIAS, Norbert. Os Alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos século XIX e XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.

FACHEL, José. Fraga. Os grupos de bolão e os “kränzchen” em Santa Cruz do Sul. In: FACHEL, José Fraga. Separata dos Anais do Primeiro Colóquio de Estudos Teutobrasileiros. Porto Alegre: Gráfica da UFRGS, 30 jul. 1964.

FARGE, Arlette. O Sabor do Arquivo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

FESTSCHRIFT von der VII Turnfest der Turnerschaft von Rio Grande do Sul. Livro Comemorativo. Porto Alegre: Martin Fischer, 1929. Encontrado no Centro de Documentação da UNISC.

GESCHICHTE der Turnerschaft von Rio Grande do Sul. Festschrift von der VII Turnfest der Turnerschaft von Rio Grande do Sul. Livro Comemorativo. Porto Alegre: Martin Fischer, 1929. Encontrado no Centro de Documentação da UNISC.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

HOFFMEISTER FILHO, Carlos Bento. Doze Décadas de História. Porto Alegre: Editora Palloti, 1987.

IN VILLA GERMANIA. Kolonie, Santa Cruz do Sul, 16 nov. 1895. Encontrado no Centro de Documentação da UNISC.

JAHRES-BERICHT des “Turner-Bundes” zu Porto Alegre. Relatório anual, Turnerbund, Porto Alegre, 30 jan. 1908. Encontrado no Acervo Benno Mentz, Instituto Delfos/PUCRS.

KILPP, Cecília Elisa. O Turnen e o esporte nas associações teuto-brasileiras de Estrela/Rio Grande do Sul. 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado). - Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

KILPP, Cecília Elisa; ASSMANN, Alice Beatriz; MAZO, Janice Zarpellon. Turnverein Estrela: ginástica e esportes. Revista Contemporânea – Dossiê História e Esporte, ano 4, vol.2, 2014.

KIPPER, Maria Hoppe. Sociedades de cavalaria em área de colonização alemã (Santa Cruz do Sul – RS). São Leopoldo: mimeog.,1967.

LEVIEN, Ana Luiza Angelo; RIGO, Luiz Carlos. Considerações sobre o “Turnfest” e “Gauturnfest” no Rio Grande do Sul (1890-1930). Revista Didática Sistêmica, II Extremos do Sul – Edição Especial, p. 159-176, 2013.

LEVIEN, Ana Luiza Angelo. Histórias do Turnen na Leopoldenser Turnverein (Sociedade de Ginástica de São Leopoldo). Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.

LUCA, Tânia Regina. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKI, Carla (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2010, p. 23-80.

MAZO, Janice Zarpellon. Emergência e a Expansão do Associativismo Desportivo em Porto Alegre (1867-1945): espaço de representação da identidade cultural teuto-brasileira. Tese Doutorado. Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto, Universidade do Porto, Portugal, 2003.

MAZO, Janice Zarpellon et al. Associações Esportivas do Rio Grande do Sul (1867-2009): lugares e memórias. Novo Hamburgo, RS: editora da FEEVALE, 2012. CD-ROM.

MÜLLER, Dalila. “Feliz a população que de tantas diversões e comodidades goza”: Espaços de Sociabilidade em Pelotas (1840-1870). 338f. Tese (História). Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, 2010.

MÜLLER, Telmo Lauro. Sociedade Ginástica: cem anos de história. São Leopoldo: Rotermund, 1986.

PFISTER, Gertrud. Moças e mulheres no movimento de turnen alemão – dos indícios até a República de Weimar. In: TESCHE, Leomar (Org). Turnen: transformações de uma cultura corporal européia na América. Ijuí: Editora Unijuí, 2011. p. 51-80.

QUITZAU, Evelise Amgarten. Associativismo ginástico e imigração alemã no sul e sudeste do Brasil (1858-1938). 242f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2016.

RADFAHRER Verein Blitz. A Federação, Porto Alegre, 13 out. 1903.

RAMOS, Eloísa. O teatro da sociabilidade: os clubes sociais como espaço derepresentação das elites urbanas alemãs e teuto-brasileiras – São Leopoldo 1858- 1930. Tese (Doutorado em História). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, 2000.

ROCHE, Jean. A Colonização Alemã e o Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Globo, 1969.

SILVA, Carolina Fernandes da; MAZO, Janice Zarpellon. Uma história das instrumentalidades do esporte no campo do associativismo esportivo em Porto Alegre/RS. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 377-389, abr./jun. 2015.

SILVA, Haike Roselane da. A trajetória de uma liderança étnica: J. Aloys Friederichs (1868-1950). 2005. 341 f. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005b.

SILVA, Haike Roselane da. SOGIPA: Uma trajetória de 130 anos (publicação comemorativa). Porto Alegre: Gráfica Editora Palloti, Editores Associados Ltda, 1997.

SOARES, Carmen Lúcia. Da arte e da ciência de movimentar-se: primeiros momentos da ginástica no Brasil. In: DEL PRIORE, Mary; MELO, Victor (Org.). História do Esporte no Brasil: do império aos dias atuais. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 133-178.

SOCIEDADE GINÁSTICA. A Opinião Pública, Pelotas, ano I, 13 de julho de 1896, n. 59, p.1, c. 3.

SOCIEDADE GINÁSTICA. Correio Mercantil, Pelotas, ano XXII, terça-feira, 14 de julho de 1896, n. 162, p. 2.

TESCHE, Leomar. O Séc. XIX. os Brummer e a introdução da Turnen/ginástica no Brasil. In.: Anais do XXVII Simpósio Nacional de História – Conhecimento histórico e diálogo social. ANPUH, 2013.

TESCHE, Leomar. Turnen: um símbolo identitário no Brasil. In: TESCHE, Leomar (Org). Turnen: transformações de uma cultura corporal européia na América. Ijuí: Editora Unijuí, 2011. p. 81- 108.

TESCHE, Leomar. Cluster esportivo do Rio Grande do Sul – Clubes Turnen. In.: DACOSTA, L. (Org.). Atlas do esporte no Brasil: atlas do esporte, educação física e atividades físicas de saúde e lazer no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2005.

TURN-VEREIN. Kolonie, Santa Cruz do Sul, 04 mar. 1896. Encontrado no Centro de Documentação da UNISC.

TURNER-BUND Porto Alegre (1892-1917). Livro comemorativo 25 anos, Turnerbund, Porto Alegre, 1917. Encontrado no Acervo Benno Mentz, Instituto Delfos/PUCRS.

TURNERBUND. Kolonie, Santa Cruz do Sul, 21 abril 1906. Encontrado no Centro de Documentação da UNISC.

TURNVEREIN HAMBUGO VELHO ou Hamburgerberg, Festschrift von der VII Turnfest der Turnerschaft von Rio Grande do Sul. Livro Comemorativo. Porto Alegre: Martin Fischer, 1929. Encontrado no Centro de Documentação da UNISC.

TURNVEREIN NOVO HAMBURGO. Festschrift von der VII Turnfest der Turnerschaft von Rio Grande do Sul. Livro Comemorativo. Porto Alegre: Martin Fischer, 1929. Encontrado no Centro de Documentação da UNISC.

TURNVEREIN SANTA CRUZ. Festschrift von der VII Turnfest der Turnerschaft von Rio Grande do Sul. Livro Comemorativo. Porto Alegre: Martin Fischer, 1929. Encontrado no Centro de Documentação da UNISC.

TURNVEREIN SÃO JOÃO do Montenegro. Festschrift von der VII Turnfest der Turnerschaft von Rio Grande do Sul. Livro Comemorativo. Porto Alegre: Martin Fischer, 1929. Encontrado no Centro de Documentação da UNISC.

TURNVEREIN SÃO SEBASTIÃO. Festschrift von der VII Turnfest der Turnerschaft von Rio Grande do Sul. Livro Comemorativo. Porto Alegre: Martin Fischer, 1929. Encontrado no Centro de Documentação da UNISC.

TURNVEREIN. Kolonie, Santa Cruz do Sul, 3 maio 1906. Encontrado no Centro de Documentação da UNISC.

VOGT, Olgário Paulo. Patrimônio cultural: um conceito em construção. MÉTIS: história & cultura, v. 7, n. 13, 2008, p. 13-31.

VOGT, Olgário Paulo. A colonização alemã no Rio Grande do Sul e o capital social. 2006. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2006.

WEIS, Gilmar Fernando. O Basquetebol em Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998.

WIESER, Lothar. Deutsches Turnen in Brasilien: deustche Auswanderung und die Entwicklung des deutsch-brasilianischen Turnwesens bis zum jahre 1917. London: Arena Publications Limited, 1990.

Publicado
30-11-2021
Como Citar
ASSMANN, A. B.; PEREIRA, E. L.; MAZO, J. Z. Turnen e suas configurações: uma abordagem sobre o componente organizacional das Sociedades de Ginástica no sul do Brasil (1870-1920) . Cadernos de História, v. 22, n. 37, p. 68-88, 30 nov. 2021.
Seção
Dossiê - Artigos: História do Esporte