O futebol e o rádio: audição coletiva, redes nacionais e o esporte na Inconfidência

  • Luiz Otávio Correa Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Rádio, Rádio Inconfidência, futebol, mediações, hegemonia

Resumo

Este artigo pretende discutir a relação entre o rádio e o Futebol. O caminho escolhido foi a História Social, observando tanto o esporte quanto o meio de comunicação rádio nas suas relações com o seu tempo histórico e com as apropriações realizadas pelas pessoas comuns, através das práticas esportivas e comunicativas que estão imbricadas. Pesquisando a relação entre o rádio e o futebol estudamos também os processos de constituição das tradições, as apropriações dos espaços urbanos e a maneira como os meios de comunicação deslocam as experiências para uma outra dimensão. Na parte final do artigo retomamos, numa outra perspectiva, a pesquisa que realizamos sobre a Rádio Inconfidência, inserindo-a no contexto histórico mais amplo. O futebol nasce da vivência coletiva e cotidiana, como uma prática de grupos sociais, mas o rádio o transforma em um elemento de reconfiguração da própria experiência das pessoas comuns, consolidando o futebol no Brasil como um elo entre os indivíduos, nas várias mediações que realizam no seu dia-a-dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, Lia Calabre. A era do Rádio. Rio de Janeiro, Jorge Zahar editor, 2002.

AZEVEDO, Lia Calabre. No tempo do rádio: radiodifusão e cotidiano no Brasil, 1923-1960. 1v. Tese (Doutorado em História) Curso de História da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, 2002. 276 f.

CAPELATO, Maria Helena Rolim. Multidões em Cena: propaganda política no varguismo e no peronismo. 2.ed. - São Paulo :Editora UNESP, 2009.

CORREA, Luiz Otávio Rádio Inconfidência, memórias e representações da nação: Mediações culturais em uma emissora estatal (1970-1991). Orientador: Juniele Rabelo de Almeida. Tese (doutorado). Programa de Pós–graduação em História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. 407 f. : il.

COTA, Leide Mara da Conceição. Rádio, educação e formação da identidade nacional: um estudo da rádio inconfidência de Minas Gerais (1936-1945). 221 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social). UFMG, Belo Horizonte, 2016.

COUTO, Euclides de Freitas. Da ditadura à ditadura: uma história política do futebol brasileiro (1930-1978). Niterói: Editora da UFF, 2014.

GUERRA, Márcio de Oliveira. Rádio x TV: O jogo da narração – A imaginação entra em campo e seduz o torcedor. Rio de Janeiro, 2006. Tese (Doutorado em Comunicação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

HALL, Stuart. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

HOBSBAWM, Eric. RANGER, Terence. (orgs.). A invenção das tradições. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. Págs. 9-23.

LUGUORI, Guido; VOZA, Pascale. Dicionário Gramsciniano, 1926-1937. Trad. Ana Maria Chiarini et al. São Paulo: Boitempo, 2017

MARTÍN-BARBERO. Jesús. Dos meios às mediações. Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Editora UFRJ. 1997. p. 248.

MOURA, Rodrigo C. B. O amadorismo, o profissionalismo, os sururus e outras tramas: O futebol em Belo Horizonte na década de 1930. In: O futebol nas Gerais. O futebol nas Gerais / Silvio Ricardo da Silva, José Alfredo de O. Debortoli, Tiago Felipe da Silva, organizadores. – Belo Horizonte : Editora UFMG, 2012.

POOL, Ithiel de Sola. Discursos y sonidos de largo Alcance. In: Historia de la comunicacion: de la imprenta a nuestros dias. Raymond Willians(org.) Vol. 2. Barcelona: Bosch casa editorial. 1992.

THOMPSON, E. P. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. 2º. Ed. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2012.

SILVA, Francisco Teixeira da; SANTOS, Ricardo Pinto dos. Memória social dos esportes: Futebol e política: a construção de uma identidade nacional. Rio de Janeiro, Mauad Editora: Faperj, 2006.

SOARES, Edileuza. A Bola no ar: Rádio Esportivo em São Paulo. São Paulo, Summus editorial, 1994.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e Materialismo. Trad. André Glaser. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

Publicado
06-12-2021
Como Citar
CORREA, L. O. O futebol e o rádio: audição coletiva, redes nacionais e o esporte na Inconfidência. Cadernos de História, v. 22, n. 37, p. 334-352, 6 dez. 2021.
Seção
Dossiê - Artigos: História do Esporte