(In)formação cooperativista nos cadernos do Cotrijornal
Resumo
Seja como fonte, seja como objeto, são muitas as características que fazem dos jornais ótimas referências para a pesquisa historiográfica, pois representam uma interpretação da realidade, dada num determinado contexto, por sujeitos situados dentro da complexidade deste contexto. Partindo da compreensão de que a relação entre o discurso jornalístico e o imaginário social para o qual ele se dirige não se trata de uma relação passiva, este artigo buscou analisar os conteúdos e os discursos de um veículo midiático em particular que, apesar de estar situado num contexto regional, registrou dados de uma fase significativa para o desenvolvimento agro-empresarial brasileiro durante a “revolução verde”. Criado pela Cotrijui em 1973, o Cotrijornal foi um veículo midiático empresarial de difusão de informações e fatos aos associados daquela cooperativa que, ao longo do período de estudo (1973-1993), tornou-se uma grande empresa do setor agropecuário e industrial, exercendo influência econômica à nível nacional e projetando-se internacionalmente. Percebemos que, ao longo do seu desenvolvimento, o Cotrijornal adquiriu proporções maiores do que as inicialmente desejadas por seus idealizadores, mudando sua estrutura e objetivos para atender a uma classe diferente de leitores. Ainda assim, manteve-se fiel aos princípios ideológicos da educação cooperativista, propostos desde suas primeiras edições, de informar e capacitar seu quadro social quanto ao desenvolvimento agrícola, num contexto marcado pela ascensão da tecnologia e pelo exponencial aumento da produtividade no campo. Ou seja, de conduzir os sujeitos de um determinado contexto social num processo de profunda transformação social, mantendo em evidência um conjunto de parâmetros ideológicos que determinam, por sua vez, os próprios objetivos editoriais daquele veículo.
Downloads
Referências
Ata da Assembléia Geral Ordinária da Cooperativa Regional Tritícola Serrana. Arquivos COTRIJUI, 14 de abril de 1973, pg. 9.
Ata da Assembléia Geral Ordinária da Cooperativa Regional Tritícola Serrana. Arquivos COTRIJUI, 9 de julho de 1973, pg. 14.
Cartas à Redação. COTRIJORNAL, ano 3, n° 18, abril-1975
DIAS, André Bonsanto. Para além do rascunho: jornalistas fazedores de história e as rememorações do golpe de 1964, 50 anos depois. LUMINA. UFJF, v. 8, dez 2014,
FEARNSIDE, Philip M. O cultivo da soja como ameaça para o meio ambiente na Amazônia brasileira. In: Forline, L.C., Murrieta, R.S.S. e Vieira, I.C.G. (eds.). Amazônia além dos 500 Anos. Pg. 265-306. Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém-PA, 1995.
ESPIG, Márcia Janete. O uso da fonte jornalística no trabalho historiográfico: o caso do Contestado. Revista Estudos Ibero-Americanos, PUCRS, v. XXIV, n. 02, dezembro 1998.
Federação das Cooperativas de Trigo e Soja do Rio Grande do Sul - FECOTRIGO, O desafio da comunicação e educação cooperativa / Porto Alegre: FECOTRIGO, 1981. - 81 p.
FRANTZ, Telmo Rudi, Cooperativismo empresarial e desenvolvimento agrícola: o caso da COTRIJUI / Ijuí: COTRIJUI, 1982.
MARQUES, Mário Osorio. Comunicação e Educação Cooperativistas no Brasil. In: Revista Perspectiva Econômica. Ano XV, vol. 10, no 27, pg 33-50, 1980.
MARQUES, Mario Osorio. Cooperativa e Jornal. In: COTRIJORNAL, ano 1, no 3, pg. 2, 1973.
Nós e os Pioneiros de Rochedale. Editorial do COTRIJORNAL, ano 1, n° 1, p.2, 1973.
O Convênio COTRIJUI / FIDENE. Editorial do COTRIJORNAL, ano 1, n° 1, p.2, 1973
QUEVEDO, Raul. O Jornal de Cooperativa. In COTRIJORNAL, ano 6, n° 55, pg. 11, setembro 1978.
QUEVEDO, Raul. O Jornal é o Retrato do seu Próprio Meio. In COTRIJORNAL, ano 6, n° 56, pg. 7, outubro 1978.
QUEVEDO, Raul. Minha Experiência no COTRIJORNAL. In COTRIJORNAL, ano 6, n° 58, pg. 11, dezembro 1978.
SIMON, Carmen Luiza. A Comunicação e Educação na COTRIJUI. Relatório de Estágio Supervisionado. 1983.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
THOMPSON, Edward P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Copyright (c) 2022 Cadernos de História

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".