• CHAMADA PARA O DOSSIÊ: PRÁTICAS, PESQUISAS E EXTENSÃO: AS EXPERIÊNCIAS DE LABORATÓRIOS (MULTI)DISCIPLINARES

    19-12-2023

    (jan /jun. 2024)

    A Pró-Reitoria de extensão da PUC Minas convoca contribuições acadêmicas relacionadas às práticas de pesquisa e extensão e experiência de laboratórios multidisciplinares em todas as áreas do saber.

    O Dossiê – realizado em diálogo entre a Universidade Federal do Piauí e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – busca reunir textos que se debrucem sobre o fazer extensionista, articulado ao ensino e à pesquisa em extensão, em convite às demais Instituições de Ensino Superior que desejarem participar desta troca profícua.

     As submissões dos trabalhos devem ser realizadas, exclusivamente, até as 23h59 do dia 04 de maio de 2024 pelo site da Revista Conecte-se!

    Clique aqui e faça sua submissão.

    Organizadores: 

    Prof. Dr. José Ribamar Lopes Batista Junior – Universidade Federal do Piauí (UFPI), fundador e coordenador do Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq) do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI).

    Prof. Dr. Robson Figueiredo Brito – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) integrante da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), fundador e coordenador do Laboratório de Práticas, Pesquisas, Publicações Acadêmicas e Internacionalização (Lepppai).

    Saiba mais sobre CHAMADA PARA O DOSSIÊ: PRÁTICAS, PESQUISAS E EXTENSÃO: AS EXPERIÊNCIAS DE LABORATÓRIOS (MULTI)DISCIPLINARES
  • Chamada para edição especial Dossiê: Rostos da Economia de Francisco e Clara

    24-08-2023

    As submissões dos trabalhos devem ser realizadas, exclusivamente, até as 23h59 do dia 16/10 pelo site da Revista Conecte-se!

    Clique aqui e faça sua submissão.

    O dossiê tem como objetivo reunir trabalhos que relacionem o projeto Economia de Francisco e Clara com distintas áreas de pensamento contemporâneo, em suas variadas feições, expressões e realidades que esta agenda tem construído nas malhas da realidade. O projeto The Economy of Francesco foi inaugurado pelo Papa Francisco no ano de 2019 e, desde então, tem mobilizado uma série de juventudes, empreendedores, empresários, organismos religiosos, movimentos populares, pesquisadores e professores para construírem projetos focalizados em novas relações econômicas.

    O presente dossiê pretende reunir artigos de experiências coletivas, comunitárias, extensionistas, educativas e/ou de intervenções sociais da realidade que culminem em uma nova relacionalidade econômica, política, cultural, religiosa e/ou comunitária, como também no plano teórico documental pesquisas que alavancam o pensamento socioeconômico no contexto nacional e internacional.

    A formação de uma rede que consolide novo(s) pacto(s) econômico(s) mobiliza-se em construir um processo reflexivo e prático de alternativas, fruto da denúncia contundente que o movimento Economia de Francisco e Clara impulsiona a respeito do colapso ecológico e social provocado pelo capitalismo.

    O fenômeno das alternativas ao modelo econômico é algo conhecido nas reflexões dos mais variados campos de pesquisa no Brasil e na América Latina. Este dossiê se dedica a relacionar pesquisas que exponham epistemologias do pós-capitalismo e de novas relacionalidades econômicas, desde as comunidades, bairros, escolas, universidades, movimentos, organizações da sociedade, entre outros. Os rostos da Economia de Francisco e Clara confeccionam ao mesmo tempo uma série de iniciativas no âmbito do pensamento contemporâneo, tecem novas possibilidades de reinventar a convivência coletiva e apontam para a emergência de movimentos que superem o colapso presente. Dessa forma, o Estado, as empresas, as comunidades, as religiões e as inumeráveis instituições sociais tomam a centralidade no terreno das discussões públicas, para consolidar, amparados por uma economia humana e ecológica, novas relacionalidades produtivas, reprodutivas, participativas, simbólicas, educativas, entre outras.

    Saiba mais sobre Chamada para edição especial Dossiê: Rostos da Economia de Francisco e Clara