DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL E PSICOPEDAGÓGICO: INTERVENÇÕES CONTEMPORÂNEAS NA EDUCAÇÃO
Resumo
A escola é um espaço de conquistas e construção de importantes redes de sociabilidades, mas também de enfrentamento de problemas de ordem pessoal e coletiva. A Psicologia, em interface com a Educação, tem recursos teóricos e metodológicos que podem atender a algumas demandas das escolas públicas. O presente artigo tem como objetivo a apresentação das intervenções pensadas para o desenvolvimento psicossocial e psicopedagógico de crianças e adultos envolvidos no processo educativo em duas escolas públicas da cidade de Poços de Caldas, por meio de cinco oficinas. A primeira, chamada Oficina de Formação de Professores, consistiu em dois cursos de formação: (a) o curso “Paulo Freire: o menino que lia o mundo”, e (b) o curso “Educação contra o preconceito”, ministrados duas vezes cada; ambos visavam a debater o cotidiano docente a partir da metodologia freireana. A segunda oficina, Jogos, ofereceu aos educandos do 4º ano a oportunidade de construir noções de cidadania, moralidade, valores, entre outros. A terceira oficina, Contação de Histórias, buscou incentivar as atividades de leitura e o diálogo sobre diferentes temas com crianças do Jardim e 1º ano. A quarta, Leitura, direcionada para o atendimento individual de crianças do 2º ao 5º ano com dificuldades de aprendizagem de leitura, ofereceu metodologia alternativa de ensino que complementasse a participação do educando no contexto escolar. A quinta oficina propôs a execução de um programa semanal de rádio, denominado “Nas Ondas da Psicologia”, divulgado por duas rádios públicas, sendo uma delas localizada em Poços de Caldas e, a outra, na cidade de Monte Santo de Minas, que teve como objetivo debater com a comunidade temas da Psicologia e da Educação. Dentre as metas alcançadas estão: (a) a formação de educadores a partir da perspectiva freireana e o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento às dificuldades encontradas; (b) a viabilização de espaços de interação entre os escolares e a possibilidade de uma reflexão crítica sobre a realidade social; (c) o contato com diferentes formas de leitura, o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais; (d) maior interesse pela leitura, tanto pelas crianças quanto pelos estudantes universitários e (e) o diálogo aberto com a comunidade a partir do programa de rádio. Todo o trabalho desenvolvido envolveu a comunidade acadêmica, abrangendo diferentes áreas da Psicologia, de forma que houve uma interlocução entre disciplinas do currículo do curso, as quais subsidiam a prática extensionista, além das parcerias com outros cursos da universidade, tais quais Comunicação Social / Publicidade e Propaganda e Ciências da Computação, como apoio para oficinas de rádio e leitura. O contato da universidade com a comunidade externa, especialmente as pessoas envolvidas na escola, retroalimenta o ensino, a pesquisa e a própria extensão, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos científicos.
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Referências
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