DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO POLÍTICA DE JOVENS NO PROJETO "PARLAMENTO JOVEM DE MINAS" A PARTIR DE UMA METODOLOGIA EM REDE
Resumo
Este trabalho apresenta reflexões sobre alguns desafios e dilemas encontrados na gestão de um projeto de extensão, idealizado e coordenado pela PUC Minas e pela ALMG, orientado para a formação política de jovens secundaristas mineiros - o Parlamento Jovem de Minas. Esse projeto, que se encontra em sua 13ª edição em 2016, tem desenvolvido atividades em 43 municípios, em 12 diferentes regiões do Estado, por meio de uma “rede de formação política e cidadã”, composta por diferentes instituições e atores. O principal objetivo é possibilitar que as atividades fins do projeto sejam alcançadas com qualidade, ou seja, ofertar meios de potencializar a formação política de jovens do ensino médio, de escolas públicas e privadas do estado, para o exercício da democracia e da cidadania, de maneira autônoma, através de atividades que não sejam apenas simulação de práticas legislativas. Os dilemas e desafios apresentados nesse artigo decorrem da complexidade dos processos de planejamento, formação, gestão, monitoramento e avaliação das atividades dessa rede, criada a partir da demanda para o ingresso de um maior número de participantes em diferentes localidades.
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