DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO POLÍTICA DE JOVENS NO PROJETO "PARLAMENTO JOVEM DE MINAS" A PARTIR DE UMA METODOLOGIA EM REDE

  • Alexandre Eustáquio Teixeira PUC Minas
  • Karina Junqueira Barbosa PUC Minas
Palavras-chave: Democracia. Cidadania. Formação Política. Juventude. Poder legislativo.

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre alguns desafios e dilemas encontrados na gestão de um projeto de extensão, idealizado e coordenado pela PUC Minas e pela ALMG, orientado para a formação política de jovens secundaristas mineiros - o Parlamento Jovem de Minas. Esse projeto, que se encontra em sua 13ª edição em 2016, tem desenvolvido atividades em 43 municípios, em 12 diferentes regiões do Estado, por meio de uma “rede de formação política e cidadã”, composta por diferentes instituições e atores. O principal objetivo é possibilitar que as atividades fins do projeto sejam alcançadas com qualidade, ou seja, ofertar meios de potencializar a formação política de jovens do ensino médio, de escolas públicas e privadas do estado, para o exercício da democracia e da cidadania, de maneira autônoma, através de atividades que não sejam apenas simulação de práticas legislativas. Os dilemas e desafios apresentados nesse artigo decorrem da complexidade dos processos de planejamento, formação, gestão, monitoramento e avaliação das atividades dessa rede, criada a partir da demanda para o ingresso de um maior número de participantes em diferentes localidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Eustáquio Teixeira, PUC Minas
Doutor em Ciências Sociais (PUC Minas). Professor Adjunto IV do departamento de Ciências Sociais e Coordenador do Núcleo de Políticas Sociais e Urbanas da Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas. Coordenador do Projeto de Extensão Parlamento Jovem Minas, pela PUC Minas.
Karina Junqueira Barbosa, PUC Minas
Doutora em Serviço Social (UFRJ). Professora Adjunta IV do departamento de Ciências Sociais na PUC Minas. Coordenadora do Projeto de Extensão Parlamento Jovem de Minas, pela PUC Minas.

Referências

ANASTASIA, Fátima. NUNES, Felipe. “A Reforma da representação”. In: AVRITZER, Leonardo e ANASTASIA, Fátima (Org.) Reforma Política no Brasil. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo, Paz e Terra, 1999. (vol.1)

COSSON, Rildo. Letramento político: por uma pedagogia da democracia. Cadernos Adenauer XI. No. 3. Educação política: reflexões e práticas democráticas. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2010.

FUKS, Mario; CASALECCHI, Gabriel A. Confiança e informação política: as bases cognitivas da mudança atitudinal dos participantes do Parlamento Jovem Mineiro. Trabalho apresentado a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisas em Ciências Sociais (ANPOCS), 2011.

GONÇALVES, Guilherme Q. O Parlamento Jovem como política pública: o impacto do projeto na confiança em instituições políticas e conhecimento político. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Bacharelado em Gestão Pública da Universidade Federal de Minas Gerais, 2012.

MEDEIROS, Regina; MARQUES, Maria Elizabeth (Org.). Educação Política da Juventude: a Experiência do Parlamento Jovem. Belo Horizonte: Editora da PUC Minas, 2012.

PUC Minas. Pró-reitoria de Extensão. Política de Extensão. PUC Minas, 2006. Disponível em: < http://www.pucminas.br/documentos/politica_de_extensao.pdf >.Acesso em: 07 fev. 2017

PUC Minas. Instituto de Ciências Sociais. Projeto Acadêmico do Instituto de Ciências Sociais (2013-2016). PUC Minas, 2013. (datilo)

PUC Minas. Pró-reitoria de Extensão. Regulamento da Pró-Reitoria de Extensão. PUC Minas, 2015. Disponível em: < http://www.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20151009142046.pdf> Acesso em: 17 fev. 2017

SAMPAIO, Thiago e SIQUEIRA, Marina. Impacto da educação cívica sobre o conhecimento político: a experiência do programa Parlamento Jovem de Minas Gerais. Opinião Pública [online]. 2013, vol.19, n.2, pp.380-402. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762013000200006&lng=en&nrm=iso >. ISSN 0104-6276. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-62762013000200006. Acesso em: 20 fev. 2017

TEIXEIRA, Alexandre E.; SOUZA, Robson Sávio Reis. A formação política no Parlamento Jovem de Minas. Relatório de atividades da Escola do Legislativo. Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Escola do Legislativo, Belo Horizonte, 2014. p.21-26.

Publicado
11-10-2017