BIODIVERSIDADE E BOTÂNICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE UM JARDIM SENSORIAL

  • Raissa Gabrielle de Almeida PUC Minas
  • Silvia Andrade Maia PUC Minas
  • Marco Marco Aurélio Rodrigues Júnior PUC Minas
  • Rodrigo Pazzinatto de Almeida Leite PUC Minas
  • Geraldo Tadeu Rezende Silveira PUC Minas
  • André Rocha Franco PUC Minas
Palavras-chave: Etnobotânica. Sentidos. Percepção.

Resumo

 A educação ambiental tem o compromisso de promover mudanças de valores, comportamentos e atitudes na sociedade, para que esta se sinta inserida na natureza e possa contribuir com uma relação mais sustentável com o meio. Nesse contexto, o jardim sensorial, além de atuar como um espaço adequado para o exercício de práticas paradidáticas, de estudos em educação ambiental, botânica, etnobotânica e percepção sensorial, pode ser utilizado como ambiente não formal de ensino-aprendizagem. Partindo dessas premissas, o presente projeto foi implantado na PUC Minas, campus Coração Eucarístico, Belo Horizonte, como um dos espaços sustentáveis propostos pelo projeto de extensão DCBio Sustentável, em consonância com as diretrizes fundamentais de uma Universidade Sustentável. É notável a relevância da experiência dos visitantes no Jardim Sensorial sob aspectos como bem-estar geral, aguçamento da percepção ambiental por meio dos sentidos e enriquecimento dos conhecimentos botânicos,  apontados como elementos fundamentais que o espaço pôde estimular nos participantes. Almeja-se, neste momento, ampliar as ações realizadas no Jardim Sensorial, envolvendo públicos diversos, como deficientes visuais e físicos, idosos, crianças e membros das comunidades do entorno da PUC Minas, fomentando uma aproximação da comunidade acadêmica e externa com os espaços da Universidade e um melhor entendimento das funções socioambientais, cognitivas e sinestésicas proporcionadas pelo jardim sensorial.

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Biografia do Autor

Raissa Gabrielle de Almeida, PUC Minas
Graduanda em Ciências Biológicas na PUC MG / Coração Eucarístico
Silvia Andrade Maia, PUC Minas
Graduanda em Ciências Biológicas na PUC MG / Coração Eucarístico
Marco Marco Aurélio Rodrigues Júnior, PUC Minas
Graduando em Ciências Biológicas na PUC MG / Coração Eucarístico
Rodrigo Pazzinatto de Almeida Leite, PUC Minas
Graduando em Psicologia na PUC MG / Coração Eucarístico. Graduado em Engenharia Florestal. Pós-graduado em Paisagismo e Revitalização
Geraldo Tadeu Rezende Silveira, PUC Minas
Mestre em Matrîse en Engeniérie de l'Environnement  e Doutor em Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos.  Professor Adjunto do Curso de Ciências Biológicas da PUC Minas.
André Rocha Franco, PUC Minas
Mestre em Ciências Ambientais (UFMG) e Doutor em Geografia (UFMG). Professor Assistente do Departamento de Ciências Biológicas, campus Coração Eucarístico e de Engenharia Civil, unidade São Gabriel, da PUC Minas.

Referências

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Publicado
11-10-2017