CONSTRUINDO A REDE DE EXTENSÃO DA PUC MINAS: O USO DA METODOLOGIA DO “CAFÉ COM IDEIAS”
Resumo
O Núcleo de Meio Ambiente e Saúde, instância gestora da Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas, propôs como meta, em 2015, a construção da Rede de Extensão do Coração Eucarístico, envolvendo os diversos institutos, faculdades, cursos, departamentos e demais instâncias da PUC Minas e os diferentes segmentos sociais do entorno, nos âmbitos público e privado, abrangendo, assim, os 1º, 2º e 3º Setores da sociedade. Pautando-se nos princípios da interdisciplinaridade e indissociabilidade, desenvolveu-se como ação tática o uso da metodologia participativa “Café com Ideias”, que possibilita a criação de ações setoriais com soluções inovadoras, compartilhadas e compactuadas, a partir do uso de “diálogos significativos”. Realizaram-se três encontros, com participação de vários atores internos e externos à Universidade, na territorialidade do bairro Coração Eucarístico, Belo Horizonte. A partir da análise quantitativa e qualitativa dos dados obtidos nessa metodologia, bem como dos desdobramentos ocorridos após esses encontros, foram elencados indicadores que poderão nortear ações de ensino (práticas curriculares de extensão), pesquisa (diagnósticos sociais) e extensão (projetos, ações e cursos de extensão) nas temáticas de saúde e meio ambiente.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Lucimar Magalhães de. O Fazer-saber e o saber-fazer: a integração de aspectos da aprendizagem extensionista com o exercício da cidadania. In: A extensão universitária como princípio de aprendizagem. 1ed. Brasília: Liber Livro Editora. 2013, p.137-149.
ARRUDA, Marcos. Humanizar o infra-humano: a formação do ser integral; homoevolutivo, práxis e economia solidária. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
CUNHA, M.C.M.; DINIZ, B.F.; REIS, J.; JUNIOR LOYOLA, R. Café Ideias do Projeto Observatório do Controle Social do SUS – PUC Minas Betim: Metodologia Participativa para Discussão da Cidadania Entre Universidade e Comunidade. Resumo da Comunicação Oral aprestada no evento ABRASCO, 2014.
FERNANDES, Mônica Abranches Fernandes. Trabalho Comunitário: uma metodologia para a ação coletiva e educativa da extensão em comunidades universitárias. In: FOREXT: Transcendendo Fronteiras. A contribuição da Extensão das Instituições Comunitárias de Ensino Superior. 1 ed. Santa Catarina: Editora EDUNISC. 2011, p. 138-158
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Pró-reitoria de Extensão. Política de Extensão Universitária e Regulamento da Pró-Reitoria de Extensão da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ PROEX. Belo Horizonte: PUC Minas, 2015.
TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1957.
THE WORLD CAFÉ COMMUNITY FOUNDATION. Disponível em http://www.theworldcafe.com. Acesso em 10 maio 2016.
UNESCO. DECLARAÇÃO MUNDIAL SOBRE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO SÉCULO XXI: VISÃO E AÇÃO, 1998. Conferência Mundial sobre Educação Superior. Paris. 09 de outubro de 1998. Disponível em http://www.direitoshumanos.usp.br. Acesso em 10 maio 2016.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.