ANALISANDO A QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO POR MEIO DO PROTOCOLO DE LEVANTAMENTO DE PROBLEMAS PARA A REABILITAÇÃO

  • Cláudia Barsand de Leucas PUC Minas
  • André Luiz Castro Ferreira PUC Minas
  • Kelen Amadeu Vicente Cecotti PUC Minas
  • Larissa de Oliveira e Silva PUC Minas
  • Rafaela Maris Mendes Puygcerver PUC Minas
  • Túlio Fernandes de Almeida PUC Minas
Palavras-chave: Atividades aquáticas. Saúde. Bem-estar.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a realidade da qualidade de vida dos alunos atendidos em um projeto de extensão universitária. Tal análise partiu da aplicação do Protocolo de Levantamento de Problemas para a Reabilitação (PLPR), que contempla domínios em relação à qualidade de vida de uma pessoa. O trabalho foi realizado no projeto de Extensão Qualidade de Vida para Todos (PQVT), que tem como objetivo promover a prática de atividades aquáticas para pessoas com deficiência. Com um caráter transdisciplinar, esse projeto conta com a participação de acadêmicos de graduação dos cursos de Educação Física, Psicologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia da PUC Minas. O PLPR foi aplicado em 29 alunos do projeto, durante o 1º semestre de 2016. O questionário possui 9 domínios, sendo 25 perguntas no total. Na análise dos dados foi realizada uma comparação entre os domínios do PLPR, com o intuito de identificar em qual qualificador (CIF) o projeto apresenta maior desenvolvimento e em qual ele ainda precisa de maior investimento para atender às necessidades da melhoria da qualidade de vida dos participantes. Com a análise realizada, foi possível observar e identificar em quais domínios do PLPR os alunos possuem bom desenvolvimento e em quais ainda há necessidade de melhora. Portanto, por meio da análise dos dados deste estudo piloto, conseguimos identificar novas possibilidades de intervenções para otimizar o atendimento aos alunos e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dos mesmos.

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Biografia do Autor

Cláudia Barsand de Leucas, PUC Minas
Doutoranda em Educação pela Universidade Internacional do Chile – SEK, docente do curso de Educação Física da PUC Minas e coordenadora do Projeto de Extensão Qualidade de Vida para Todos;
André Luiz Castro Ferreira, PUC Minas
Graduando do Curso de Educação Física do 8° período da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coração Eucarístico.
Kelen Amadeu Vicente Cecotti, PUC Minas
Graduanda do Curso de Psicologia do 7° período da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coração Eucarístico.
Larissa de Oliveira e Silva, PUC Minas
Graduanda do Curso de Fisioterapia do 10° Período da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coração Eucarístico.
Rafaela Maris Mendes Puygcerver, PUC Minas
Graduanda do Curso de Fonoaudiologia do 7° Período da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coração Eucarístico.
Túlio Fernandes de Almeida, PUC Minas
Graduando do Curso de Fisioterapia do 6° Período da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coração Eucarístico.

Referências

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Publicado
11-10-2017