PERFIL DEMOGRÁFICO E LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO DE PUÉRPERAS ATENDIDAS EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE: RESULTADO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
Resumo
Os objetivos deste estudo foram caracterizar as condições demográficas e o recebimento de informações sobre aleitamento materno no período gestacional de puérperas atendidas em uma maternidade pública na região metropolitana de Belo Horizonte e identificar se as puérperas receberam informações relativas ao aleitamento materno no período gestacional, além de promover a estimulação à amamentação, buscando-se evitar as causas o desmame precoce. Trata-se de estudo de natureza prospectiva, descritiva, observacional e transversal desenvolvido ao longo dos meses de junho até dezembro de 2016. Os dados foram coletados a partir de um questionário desenvolvido pelas alunas extensionistas. Após a coleta, as respostas foram transcritas para uma base de dados Excel e analisadas descritiva e quantitativamente. Como resultados, foram entrevistadas 149 puérperas e a maior parte delas estava na faixa etária entre 20 a 35 anos (72,48%), sendo que, das 149 mulheres avaliadas, 59,73% delas eram solteiras. No que concerne às semanas de gestação, 75,83% das puérperas tiveram seus bebês entre 37 e 40 semanas. Em relação ao grau de escolaridade, verificou-se que havia uma prevalência de mulheres que concluíram o ensino médio (48,32%). Durante a entrevista, 54,36% das puérperas relataram que não receberam nenhuma orientação específica quanto ao aleitamento materno durante o pré-natal. Conclui-se que a falta de informações recebidas pelas gestantes no período pré-natal, identificada no grupo avaliado, constitui um fator de risco contribuinte para o desmame precoce, revelando a necessidade de desenvolvimento de estratégias e assistência qualitativa durante o ciclo gravídico-puerperal.
Downloads
Referências
ACOG. The American Congress Obstretricians and Gynecologist. Definition of Term Pregnancy. Disponível em: <https://www.acog.org/-/media/Committee-Opinions/Committee-on-Obstetric-Practice/co579.pdf?dmc=1&ts=20170304T1639511982>. Acesso em 04 mar. 2017.
ALDRIGHI, Juliane Diaset al. As experiências das mulheres na gestação em idade materna avançada: revisão integrativa. Rev. Esc. Enferm. USP • 2016; 50 (3):512-521.
ARAUJO, Verbena Santos et al. Desmame precoce: aspectos da realidade de trabalhadoras informais. Rev.Enf. Ref. [online]. 2013, vol. ser III, n.10, pp.35-43
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.