PERFIL DEMOGRÁFICO E LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO DE PUÉRPERAS ATENDIDAS EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE: RESULTADO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

  • Sarah Ferreira de Souza PUC Minas
  • Débora Botelho Menezes de Alvarenga PUC Minas
  • Bruna Nicole Soares dos Santos PUC Minas
  • Isadora Fernanda Pinheiro PUC Minas
  • Patrícia Vieira Salles PUC Minas
Palavras-chave: Aleitamento Materno. Puerpério. Gestação. Perfil demográfico.

Resumo

Os objetivos deste estudo foram caracterizar as condições demográficas e o recebimento de informações sobre aleitamento materno no período gestacional de puérperas atendidas em uma maternidade pública na região metropolitana de Belo Horizonte e identificar se as puérperas receberam informações relativas ao aleitamento materno no período gestacional, além de promover a estimulação à amamentação, buscando-se evitar as causas o desmame precoce. Trata-se de estudo de natureza prospectiva, descritiva, observacional e transversal desenvolvido ao longo dos meses de junho até dezembro de 2016. Os dados foram coletados a partir de um questionário desenvolvido pelas alunas extensionistas. Após a coleta, as respostas foram transcritas para uma base de dados Excel e analisadas descritiva e quantitativamente. Como resultados, foram entrevistadas 149 puérperas e a maior parte delas estava na faixa etária entre 20 a 35 anos (72,48%), sendo que, das 149 mulheres avaliadas, 59,73% delas eram solteiras. No que concerne às semanas de gestação, 75,83% das puérperas tiveram seus bebês entre 37 e 40 semanas. Em relação ao grau de escolaridade, verificou-se que havia uma prevalência de mulheres que concluíram o ensino médio (48,32%). Durante a entrevista,  54,36% das puérperas relataram que não receberam nenhuma orientação específica quanto ao aleitamento materno durante o pré-natal. Conclui-se que a falta de informações recebidas pelas gestantes no período pré-natal, identificada no grupo avaliado, constitui um fator de risco contribuinte para o desmame precoce, revelando a necessidade de desenvolvimento de estratégias e assistência qualitativa durante o ciclo gravídico-puerperal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Ferreira de Souza, PUC Minas
Acadêmica do 7º período do curso de Nutrição da PUC MG / Barreiro.
Débora Botelho Menezes de Alvarenga, PUC Minas
Acadêmica do 7º período do curso de Nutrição PUC MG / Barreiro.
Bruna Nicole Soares dos Santos, PUC Minas
Acadêmica do 4º período do curso de Enfermagem da PUC MG / Coração Eucarístico.
Isadora Fernanda Pinheiro, PUC Minas
Acadêmica do 6º período do curso de Fisioterapia da PUC MG / Coração Eucarístico.
Patrícia Vieira Salles, PUC Minas
Docente do curso de Fonoaudiologia da PUC MG/ Coração Eucarístico; Mestre; Orientadora do Projeto de extensão “Aleitamento Materno: cuidados com a mãe e o bebê”.

Referências

ACOG. The American Congress Obstretricians and Gynecologist. Definition of Term Pregnancy. Disponível em: <https://www.acog.org/-/media/Committee-Opinions/Committee-on-Obstetric-Practice/co579.pdf?dmc=1&ts=20170304T1639511982>. Acesso em 04 mar. 2017.

ALDRIGHI, Juliane Diaset al. As experiências das mulheres na gestação em idade materna avançada: revisão integrativa. Rev. Esc. Enferm. USP • 2016; 50 (3):512-521.

ARAUJO, Verbena Santos et al. Desmame precoce: aspectos da realidade de trabalhadoras informais. Rev.Enf. Ref. [online]. 2013, vol. ser III, n.10, pp.35-43

Publicado
11-10-2017