A Extensão Universitária em Cursos de Ciências Contábeis: a percepção de estudantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte

  • Victor Hugo Pereira PUC Minas. UFMG.
  • Fátima Maria Penido Drumond PUC Minas
  • Ev'Ângela Batista Rodrigues de Barros Professora Adjunta IV Departamento de Letras ICH PUC Minas
Palavras-chave: Extensão universitária. Curso de Ciências Contábeis. Percepção sobre práticas extensionistas.

Resumo

O presente estudo se propôs a analisar a percepção de discentes de cursos superiores em Ciências Contábeis de instituições de Belo Horizonte no que tange à extensão universitária. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, de natureza qualitativa e a metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, para aporte teórico, respaldada em procedimentos técnicos visando à validação empírica. Para tanto, foi elaborado e aplicado questionário semiestruturado como instrumento para o levantamento de dados, enfocando um conjunto de perguntas que permitiu identificar a percepção dos estudantes quanto ao modo como as instituições de nível superior abordam a extensão universitária, como os alunos participam de tais ações, o papel do coordenador de extensão e os benefícios da relação aluno / universidade e sociedade, ao desenvolver práticas de extensão. O estudo realizado constituiu-se pela análise de corpus – 124 estudantes de graduação em Contabilidade, em instituições públicas e privadas da RMBH. Os dados foram avaliados através de técnica descritiva e de análise conjunta. Nestas análises, verificou-se o desconhecimento das práticas extensão nas universidades pesquisadas, a partir das respostas dos estudantes entrevistados. Acredita-se que os resultados podem gerar informações relevantes para o planejamento dos gestores destas IES, como os coordenadores de extensão, que se reverta em maior apropriação pelos alunos universitários quanto à importância das práticas de extensão no processo de educação e formação do discente.

      

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Hugo Pereira, PUC Minas. UFMG.
Graduado em Ciências Contábeis pela PUC Minas. Mestrando em Ciências Contábeis pela UFMG.Graduado em Ciências Contábeis pela PUC Minas. Mestrando em Ciências Contábeis pela UFMG.Graduado em Ciências Contábeis pela PUC Minas. Mestrando em Ciências Contábeis pela UFMG.        
Fátima Maria Penido Drumond, PUC Minas
Professora do ICEG PUC Minas    
Ev'Ângela Batista Rodrigues de Barros, Professora Adjunta IV Departamento de Letras ICH PUC Minas
  

Referências

BEUREN, Ilse Maria et al. Elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática.São Paulo: Atlas, 2008.

BRASIL, Senado Federal. Constituição da república Federativa do Brasil. Diário Oficial da União. Brasília, 1988.

CAJAVILCA, Erick Samuel Rojas et al. Importância do ensino-extensão-pesquisa no processo de internacionalização contábil: a visão dos discentes. 2013.

CASTRO, Adelvandro Felício de. Visão e Características do ensino da Contabilidade adotado no Brasil. Revista Mineira de Contabilidade. Belo Horizonte, 2º trim., ano X, n. 34, p. 6-13, 2009.

CELESTE, R. K; MIGUENS Jr., S. A. Q. Extensão universitária e trabalho voluntário na formação do acadêmico em Odontologia. Arquivos em Odontologia, v. 47, n. 2, p. 95-103, 2011.

CUNHA, Ana Luiza Salgado. A experiência como prática formativa de estudantes na extensão universitária. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Viçosa, Programa de Pós-Graduação em Educação. Viçosa, 2013.

CUNHA, Lenilda Soares et al. Extensão universitária: diálogos populares. Editora Universitária, 2002.

CURCINO, Geordana; LEMES, Sirlei. Percepção dos alunos de Ciências Contábeis sobre as atividades desenvolvidas pelo Programa de Educação Tutorial em Administração, Direito e Economia. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 9, n. 17, 2012.

CRUZ, Alair José et al. Desempenho dos Alunos no Enade de 2009: um estudo empírico a partir do conteúdo curricular dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 6, n. 2, p. 178-203, 2013.

CRUZ, Breno de Paula Andrade et al. Extensão universitária e responsabilidade social: 20 anos de experiência de uma instituição de ensino superior. Environmental & Social Management Journal/Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 5, n. 3, 2011.

FREITAS, Helena Costa Lopes de et al. A reforma do ensino superior no campo da formação dos profissionais da educação básica: as políticas educacionais e o movimento dos educadores. Educação & Sociedade, 1999.

FORPROEX. Extensão Universitária: organização e sistematização / Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Organização: Edison José Corrêa. Coordenação Nacional do FORPROEX. Belo Horizonte: Coopmed, 2007.

IUDICIBUS, Sérgio de et al. Manual de Contabilidade Societária FIPECAFI. São Paulo: Atlas, 2010.

MALHOTRA, N. K. Pesquisas de marketing: uma orientação aplicada. Tradução de Laura Bocco. 4a.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MACKENZIE. Programas, projetos e eventos de extensão. 2015. Disponível em: <http://up.mackenzie.br/extensao/>. Acesso em: 19 dez. 2015.

MARION, José Carlos; MARION, Márcia Maria Costa. A Importância da Pesquisa no Ensino da Contabilidade. Boletim do IBRACON, São Paulo: IBRACON n. 247, 1998.

MARTINS, Lígia Márcia. Ensino-pesquisa-extensão como fundamento metodológico da construção do conhecimento na universidade. São Paulo: Unesp, 2012.

NIYAMA, Jorge Katsumi. Contabilidade Internacional. São Paulo: Atlas, 2009.

NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel. Políticas de extensão universitária. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

PAULA, João Antônio. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, v. 1, n. 1, p. 5-23, 2013.

SOUZA, Gezilda Borges de. Extensão universitária em campo: Possibilidades para a formação dos estudantes da Universidade Federal da Bahia. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU), 2014.

SONTAG, Anderson Giovane et al. Fatores que influenciam a opção pelo curso de Ciências Contábeis. VI SEMINÁRIO DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE CASCAVEL, 2007.

Publicado
27-06-2018