Projeto de Execução Penal sobre Múltiplas Violências no CEAPA / MG: experiências e reflexões
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada pela equipe do programa CEAPA, de Santa Luzia/MG, na realização do projeto de execução temática sobre múltiplas violências, em parceria com o curso de Direito da PUC Minas. Verificou-se, a partir do desenvolvimento da atividade grupal, a importância da parceria do programa com a academia, na prática, que significou um espaço profícuo de alternativas penais, e importante metodologia de fazer frente à cultura do desencarceramento. A metodologia aplicada aos encontros apresentou-se , uma vez que permitiu ampliar as possibilidades de intervenção considerando as diversidades dos sujeitos envolvidos e ainda, incluindo a rede de proteção social no acompanhamento aos casos.
Downloads
Referências
BRASIL. LEI 9.099, de 26 de setembro de 1995. Dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9099.htm>. Acesso em: 03 mar. 2017.
CNJ. Regras de Tóquio: Regras mínimas padrão das Nações Unidas pra a elaboração de medidas não privativas de liberdade. Série Tratados Internacionais de Direitos Humanos. Brasília, 2016.
GOVERNO DE MINAS. Prevenção social à criminalidade. A experiência de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2009.
Instituto Latino Americano das Nações Unidas para o desenvolvimento – ILANUD. Levantamento Nacional sobre Execução de Penas e Medidas Alternativas – Relatório final de pesquisa. Relatório da Coordenação Geral de Penas e Medidas Alternativas do Ministério da Justiça, Disponível em: <http://www.justica.gov.br/seus-direitos/politica-penal/politicas-2/alternativas-penais-anexos/penasalternativasilanudcompleto.pdf.> Acesso em: 25 out. 2016.
IPEA. A aplicação de penas e medidas alternativas. Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro, 2015.
LEITE, F.L. Postulados, princípios e diretrizes para a política de alternativas penais. Brasília. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Departamento Penitenciário, 2016.
MIRANDA, L.P.; SOUZA, M.A. Plano para implementação de Centros Integrados de Alternativas Penais no estado de Minas Gerais: Estratégia, concepção e perspectivas. Secretaria de Estado de Defesa Social, 2016.
ROSENBERG, M, B. Comunicação não-violenta. Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. 1º edição: Summus, São Paulo, 2006.
ZAFFARONI, E.R. Manual do direito penal brasileiro: parte geral – 5º ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2004.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.