Múltiplas visualidades geracionais: ensino, pesquisa e extensão universitária em uma disciplina teórica de um curso de formação de professores
Resumo
Neste artigo, apresento as experiências formativas por mim desenvolvidas com uma turma do Curso de Pedagogia PUC Minas, campus Coração Eucarístico em Belo Horizonte, no primeiro semestre de 2017. O Curso vincula-se ao projeto de formação de professores, com enfoque na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O desafio colocado pelo contexto de atuação foi desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária no âmbito de uma disciplina teórica; para tanto utilizei de recursos e estratégias didáticas que possibilitassem aos estudantes aprofundar conhecimentos sobre as infâncias, a partir dos estudos sociais sobre as crianças, proporcionando-lhes o contato com múltiplas visualidades geracionais, tais como a pintura figurativa, as fotografias, os filmes e documentários, a literatura, os quais foram combinados com escritos acadêmicos, como livros e artigos científicos. A pesquisa e a extensão universitária constituíram estratégias de ensino e de produção de conhecimentos pelos estudantes. Ao final da disciplina, os alunos manifestaram sentir-se recompensados pelas experiências, ao adquirirem novos conhecimentos sobre as crianças e as infâncias, ao desenvolverem um senso crítico sobre a condição de infância na sociedade e ao produzirem novos conhecimentos sobre este fenômeno social. A mim, enquanto professora responsável pelo projeto, sinto-me cada vez mais instigada a pensar sobre minha prática e a partir dela construir conhecimentos e práticas novos para mim e para os estudantes.
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