Estratégias de educação ambiental para implantação de hortas orgânicas em espaços urbanos
Resumo
O presente artigo retrata as experiências ocorridas dentro do projeto de extensão “Universidade Sustentável DCBio”, da PUC Minas, referentes aos processos de mobilização de grupos sociais, inseridos em núcleos urbanos, interessados em refletir a respeito da qualidade ambiental e aplicar ações sustentáveis. Nesse contexto, a questão das hortas urbanas é um assunto que vem chamando atenção, na atualidade, principalmente pelo modo de vida nas cidades e pela sua própria concepção urbanística, que, muitas vezes, dificulta a aproximação do homem com a natureza e com um estilo de vida mais saudável. No caso do supramencionado projeto, a perspectiva esteve relacionada, inicialmente, à implantação de uma horta orgânica, no campus universitário, alicerçada às abordagens participativas de educação ambiental e à pesquisa-ação, como um modelo-piloto de ensino, pesquisa e extensão, que pudesse ser reproduzido em espaços urbanos de conformação e motivação semelhantes. Após a sua consolidação, e mediante interesses e solicitações de setores internos e entidades externas à Universidade, ocorreu um processo de instalação de novas hortas intra e extramuros, bem como a realização de ações pedagógicas referentes ao uso sustentável daqueles espaços. Os resultados demonstraram os impactos positivos desse trabalho no que tange aos processos de cooperação, solidariedade e da própria reflexão comunitária a respeito das formas de lidar com a natureza e com sua própria alimentação, além dos benefícios oriundos da inserção de espaços ressignificados, que agora desempenham novas funções em espaços urbanos.
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