Estratégias de educação ambiental para implantação de hortas orgânicas em espaços urbanos

  • Rayane Talyta Bernardes Camilo Curso de Graduação em Geografia da PUC Minas
  • Sofia Aguiar Carvalho Fonseca Cruz Curso de Ciências Biológicas da PUC Minas
  • Mariana Laureano Benfica Curso de Geografia da PUC Minas
  • Isabella Ludmila Felix da Silva Salgado Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação da PUC Minas
  • Bárbara Cristina Liodoro de Souza Curso de Ciências Biológicas da PUC Minas.
  • André Rocha Franco - Departamento de Ciências Biológicas da PUC Minas - Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG https://orcid.org/0000-0001-9532-3029
  • Fernando Verassani Laureano Departamento de Ciências Biológicas da PUC Minas.
  • Miguel Ângelo Andrade Departamento de Ciências Biológicas da PUC Minas.
Palavras-chave: Hortas Urbanas. Extensão Universitária. Mobilização Social.

Resumo

O presente artigo retrata as experiências ocorridas dentro do projeto de extensão “Universidade Sustentável DCBio”, da PUC Minas, referentes aos processos de mobilização de grupos sociais, inseridos em núcleos urbanos, interessados em refletir a respeito da qualidade ambiental e aplicar ações sustentáveis. Nesse contexto, a questão das hortas urbanas é um assunto que vem chamando atenção, na atualidade, principalmente pelo modo de vida nas cidades e pela sua própria concepção urbanística, que, muitas vezes, dificulta a aproximação do homem com a natureza e com um estilo de vida mais saudável. No caso do supramencionado projeto, a perspectiva esteve relacionada, inicialmente, à implantação de uma horta orgânica, no campus universitário, alicerçada às abordagens participativas de educação ambiental e à pesquisa-ação, como um modelo-piloto de ensino, pesquisa e extensão, que pudesse ser reproduzido em espaços urbanos de conformação e motivação semelhantes. Após a sua consolidação, e mediante interesses e solicitações de setores internos e entidades externas à Universidade, ocorreu um processo de instalação de novas hortas intra e extramuros, bem como a realização de ações pedagógicas referentes ao uso sustentável daqueles espaços. Os resultados demonstraram os impactos positivos desse trabalho no que tange aos processos de cooperação, solidariedade e da própria reflexão comunitária a respeito das formas de lidar com a natureza e com sua própria alimentação, além dos benefícios oriundos da inserção de espaços ressignificados, que agora desempenham novas funções em espaços urbanos.

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Biografia do Autor

Rayane Talyta Bernardes Camilo, Curso de Graduação em Geografia da PUC Minas
Graduanda em Geografia pela PUC Minas
Sofia Aguiar Carvalho Fonseca Cruz, Curso de Ciências Biológicas da PUC Minas
Graduanda em Ciências Biológicas pela PUC Minas.
Mariana Laureano Benfica, Curso de Geografia da PUC Minas
Graduanda em Geografia pela PUC Minas.
Isabella Ludmila Felix da Silva Salgado, Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação da PUC Minas
Graduanda em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação pela PUC Minas.
Bárbara Cristina Liodoro de Souza, Curso de Ciências Biológicas da PUC Minas.
Graduanda em Ciências Biológicas pela PUC Minas.
André Rocha Franco, - Departamento de Ciências Biológicas da PUC Minas - Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG
É doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia e possui mestrado no Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais (Área: Ciências Ambientais) pelo Instituto de Geociências da UFMG; e possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado, ênfase em Educação Ambiental, e Licenciatura Plena - pela PUC Minas, na qual defendeu duas monografias de conclusão de curso. Atua como: 1) Professor Assistente da PUC Minas, ministrando disciplinas nas áreas de educação, gestão, meio ambiente e sustentabilidade nos Cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química e Geografia, e realizando orientações de TCCs na Graduação e Pós-graduação Lato Sensu; 2) Coordenador e Docente do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade - IEC/PUC Minas; 3) Analista da Agência de Desenvolvimento Regional Integrado (ADERI) da Arquidiocese de Belo Horizonte e do Centro de Integração para a Sustentabilidade Ambiental (CISAL) do Curso de Ciências Biológicas da PUC Minas, cargo no qual, dentre outras ações, liderou a organização e publicação da Agenda Ambiental do Departamento de Ciências Biológicas da PUC Minas (Editora PUC Minas).
Fernando Verassani Laureano, Departamento de Ciências Biológicas da PUC Minas.
Geólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), possui mestrado (1998) e doutorado (2014) em Geociências pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais onde desenvolve atividades didáticas, de pesquisa e de extensão nas áreas de Gestão Ambiental e Geociências.
Miguel Ângelo Andrade, Departamento de Ciências Biológicas da PUC Minas.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994) e Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental. Tem mestrado em Tratamento da Informação Espacial - Geografia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007), na área de Análise Ambiental. É fotógrafo, atuando com documentação científica e publicações (livros e documentários) nesta área. É Professor do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

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Publicado
27-06-2018