Estudo etnobotânico para estímulo ao diálogo Inter-religioso na PUC Minas por meio de um jardim espiritual

  • Bárbara Cristina Liodoro de Souza Curso de Ciências Biológicas da PUC Minas
  • Rayane Talyta Bernardes Camilo Curso de Geografia da PUC Minas
  • Rodrigo de Almeida Pazzinatto Faculdade Ciências da Vida
  • André Rocha Franco - Departamento de Ciências Biológicas da PUC Minas - Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG
Palavras-chave: Conhecimento Tradicional. Diálogo Inter-religioso. Botânica. Símbolos religiosos. Extensão universitária.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é discutir de que forma os significados de algumas plantas, materializadas em um jardim espiritual, podem favorecer o diálogo inter-religioso na PUC Minas. Realizou-se um levantamento das religiões mais praticadas no Brasil, usando o censo realizado pelo IBGE em 2010. Em seguida, adotou-se o método etnobotânico, aliado à pesquisa social, por meio de entrevistas semiestruturadas, com praticantes das principais religiões brasileiras para levantamento de dados, além do método de paisagismo funcional para a fundamentação e organização das plantas no jardim. Foi possível concluir que algumas plantas apresentam significador e/ ou uso semelhantes em duas ou mais religiões. Espera-se que, mediante as contribuições dos participantes da pesquisa e dos dados disponíveis na literatura, o jardim RELIGARE exerça uma função de aprendizado e diálogo inter-religioso e que promova uma conscientização sobre a importância de espécies botânicas para edificação de manifestações culturais e religiosas em todo o Brasil.

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Biografia do Autor

Bárbara Cristina Liodoro de Souza, Curso de Ciências Biológicas da PUC Minas
Graduanda em Ciências Biológicas pela PUC Minas
Rayane Talyta Bernardes Camilo, Curso de Geografia da PUC Minas
Graduanda em Geografia pela PUC Minas.
Rodrigo de Almeida Pazzinatto, Faculdade Ciências da Vida
Graduado em Engenharia Florestal (ESALQ-USP). Graduando em Psicologia pela Faculdade Ciências da Vida
André Rocha Franco, - Departamento de Ciências Biológicas da PUC Minas - Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG
É doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia e possui mestrado no Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais (Área: Ciências Ambientais) pelo Instituto de Geociências da UFMG; e possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado, ênfase em Educação Ambiental, e Licenciatura Plena - pela PUC Minas, na qual defendeu duas monografias de conclusão de curso. Atua como: 1) Professor Assistente da PUC Minas, ministrando disciplinas nas áreas de educação, gestão, meio ambiente e sustentabilidade nos Cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química e Geografia, e realizando orientações de TCCs na Graduação e Pós-graduação Lato Sensu; 2) Coordenador e Docente do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade - IEC/PUC Minas; 3) Analista da Agência de Desenvolvimento Regional Integrado (ADERI) da Arquidiocese de Belo Horizonte e do Centro de Integração para a Sustentabilidade Ambiental (CISAL) do Curso de Ciências Biológicas da PUC Minas, cargo no qual, dentre outras ações, liderou a organização e publicação da Agenda Ambiental do Departamento de Ciências Biológicas da PUC Minas (Editora PUC Minas); 4) Consultor Técnico/Biólogo no Projeto Geopark Quadrilátero Ferrífero (candidato à Rede Mundial de Geoparks da UNESCO) e em projetos da/na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço - MaB/UNESCO, contribuindo diretamente na elaboração da 1ª Revisão Periódica da RBSE (2016) e da Edição Especial da Revista da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço (2017); e 5) sócio-administrador e consultor da empresa ConVERgente - Educação & Responsabilidade Socioambiental . Recebeu sete premiações/recomendações, em âmbito regional, nacional e internacional, pela sua participação e liderança em projetos e empreendimentos socioambientais. É membro da Youth Action Net/International Youth Foundation (IYF). Atua, na interface entre ensino, pesquisa e extensão universitária, com Educação e Gestão Ambiental; Sustentabilidade; Cartografia Social e Geoprocessamento; Etnociências, Ecologia Humana e Comunidades Tradicionais; Diagnósticos Socioambientais e Mobilização Social. Possui ampla experiência: na elaboração e execução de projetos acadêmicos (ensino, pesquisa e extensão) e do Terceiro Setor e de trabalhos técnicos na área socioambiental; e na organização de eventos, seja no âmbito nacional ou internacional.

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Publicado
30-11-2018