Aprender a Incluir: o papel da extensão universitária na perspectiva de alunos extensionistas do Programa Rede Incluir

  • Carolina Costa Resende redeincluir@pucminas.br
  • Anna Karina Cunha Gonçalves Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Edijane Pereira dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Gabriela de Souza Vaz Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Luiza Roberta Maciel Faleiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Inclusão. Desenho Universal para Aprendizagem. Pessoa com Deficiência. Metodologia de Ensino-Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo é fruto do trabalho realizado no Rede Incluir, um programa de extensão universitária da PROEX (Pró-Reitoria de Extensão) da PUC Minas, cujo foco é a articulação da rede local de apoio à pessoa com deficiência no sentido da sua inclusão social, por meio da profissionalização e inserção no mercado de trabalho. A problemática deflagradora da pesquisa se refere ao papel da extensão universitária na formação de alunos da graduação. As autoras deste relato de experiência são alunas de diferentes cursos de graduação: direito, educação física, fonoaudiologia e psicologia e se articularam interdisciplinarmente, sob a orientação da professora coordenadora do programa, para problematizar o modelo de trabalho, de convivência e de aprendizagem, adotado desde janeiro de 2017. As transformações na relação homem-mundo, aluno-pessoa com deficiência foram analisadas a partir da perspectiva de Thiollent (2002), no que se refere à metodologia participativa aplicada ao contexto da extensão universitária. Os resultados reiteram a importância da pluralidade, horizontalidade e protagonismo do estudante, tanto nas ações de planejamento e capacitação, quanto na execução e implementação dos planos de ação, monitoramento e avaliação dos resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Costa Resende, redeincluir@pucminas.br
Dr.ª em Psicologia, professora da PUC Minas, coordenadora do Programa de Extensão Rede Incluir.
Anna Karina Cunha Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Graduanda do curso de Psicologia pela Puc Minas, campus Coração Eucarístico.
Edijane Pereira dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Graduanda do curso de Educação Física pela Puc Minas, campus Coração Eucarístico.
Gabriela de Souza Vaz, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Graduanda do curso de Fonoaudiologia pela Puc Minas, campus Coração Eucarístico
Luiza Roberta Maciel Faleiro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Graduanda do curso de Direito pela Puc Minas, campus Coração Eucarístico.

Referências

BRASIL. Lei n° 13146 de 6 de julho de 2015. Regulamenta o art. 1°. Diário Oficial da União, Brasília, 06 jul, 2015.

EUROPEAN SCHOOLNET. Desenho Universal para Aprendizagem. [S.I.: s.n], 2013. Disponível em: <https://carlaechabe.files.wordpress.com/2013/11/desenho-universal-para-aprendizagem. pdf>. Acesso em: 03 jan. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 34a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

MOVIMENTO DOWN. Desenho Universal para Aprendizagem. Rio de Janeiro: [s.n], 2014. Disponível em: < https://www.movimentodown.org.br/educacao/desenho-universal-para-aprendizagem/>. Acesso em: 23 fev. 2018.

NUNES, Clarisse; MADUREIRA, Isabel. Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas. Invest. Práticas, Lisboa , v. 5, n. 2, p. 126-143, set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext &pid=S2182 13722015000200008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 26 fev. 2018.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Plano de Desenvolvimento Institucional. PUC Minas 2011. Disponível em: <http://www2.pucminas. br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI2014081 1180151.pdf. >. Acesso em: 28 fev. 2018.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Extensão. Política de Extensão Universitária PUC Minas. PUC Minas, 2006. Disponível em < http://www2.pucminas.br/documentos/politica_de_extensao.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2018.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Extensão. REDE INCLUIR. Quem somos. Belo Horizonte: Pro Reitoria de Extensão, 2010. Disponível em: <http://proex.pucminas.br/sociedadeinclusiva/index.php?menu=quemsomos>. Acesso em: 23 fev. 2018.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Extensão. Regulamento da Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas. PUC Minas, 2015. Disponível em < http://www.pucminas.br/proex>. Acesso em: 28 fev. 2018.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Extensão. REDE INCLUIR. Seleção Ampliada de Alunos Para Preenchimento de Vagas na Extensão Universitária em 2018. Belo Horizonte: Pro Reitoria de Extensão, 2018. Diponível em: < http://www2.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NO ME_ARQUI 20171222170929.pdf >. Acesso em: 23 fev. 2018.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Extensão. Seleção de alunos. Belo Horizonte: [s.n], [20--]. Disponível em: <http://www2.pucminas.br/proex/index-padrao.php?pagina=5615>. Acesso em: 23 fev. 2018

SIVERES, Luiz (Org.). A extensão Universitária como um princípio de aprendizado. Brasília: Liber Livro, 2013.

THIOLLENT, Michel. Metodologia Participativa e Extensão Universitária. In: Extensão Universitária: Conceitos Métodos e Práticas. Michel Thiollent et. all. Rio de Janeiro, 2003.

Publicado
27-06-2018