Aprender a Incluir: o papel da extensão universitária na perspectiva de alunos extensionistas do Programa Rede Incluir
Resumo
O presente artigo é fruto do trabalho realizado no Rede Incluir, um programa de extensão universitária da PROEX (Pró-Reitoria de Extensão) da PUC Minas, cujo foco é a articulação da rede local de apoio à pessoa com deficiência no sentido da sua inclusão social, por meio da profissionalização e inserção no mercado de trabalho. A problemática deflagradora da pesquisa se refere ao papel da extensão universitária na formação de alunos da graduação. As autoras deste relato de experiência são alunas de diferentes cursos de graduação: direito, educação física, fonoaudiologia e psicologia e se articularam interdisciplinarmente, sob a orientação da professora coordenadora do programa, para problematizar o modelo de trabalho, de convivência e de aprendizagem, adotado desde janeiro de 2017. As transformações na relação homem-mundo, aluno-pessoa com deficiência foram analisadas a partir da perspectiva de Thiollent (2002), no que se refere à metodologia participativa aplicada ao contexto da extensão universitária. Os resultados reiteram a importância da pluralidade, horizontalidade e protagonismo do estudante, tanto nas ações de planejamento e capacitação, quanto na execução e implementação dos planos de ação, monitoramento e avaliação dos resultados.
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Referências
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