Prática educativa com cantineiras de uma escola de Belo Horizonte sobre hipertensão arterial sistêmica

  • Ana Luiza Giacon da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Joyce Cristhiane Moraes de Mendonça Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Patrícia de Fátima Alves da Mata Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Yara Moreira Nasckio Abico Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Taines Nicole de Mattos Gomes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Marcos Roberto do Nascimento Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Hipertensão Arterial Sistêmica. Enfermagem. Extensão. Educação em Saúde. Promoção da Saúde.

Resumo

A realização de atividades com grupos sociais da comunidade contribui para a construção do saber acadêmico. A universidade visa à formação humanística do profissional e utiliza-se de meios de ensino que possibilitam a agregação do estudante à comunidade. Um desses meios é a extensão universitária. Objetivou-se neste estudo realizar prática educativa junto às cantineiras de uma escola, a fim de promover a prevenção de agravos da Hipertensão Arterial Sistêmica e a promoção da saúde. Realizou-se um diagnóstico situacional para conhecer a condição de saúde e risco das cantineiras, a fim de planejarmos nossas ações posteriores. Para realização da ação, as extensionistas utilizaram técnicas lúdicas para aprendizagem, com intuito de tornar a atividade mais atrativa e instigante para as participantes, de modo a promover reflexão e incorporação do conhecimento à vida diária. A prática aconteceu no município de Belo Horizonte /MG numa escola da rede municipal. Todas as cantineiras da escola participaram. A ação educativa foi aprovada pela coordenação da escola. Como resultados, percebe-se que as participantes possuíam bom conhecimento a respeito da patologia. Uma cantineira foi orientada a procurar assistência médica para rastreamento e definição do diagnóstico, bem como mudanças de hábitos de vida. Conclui-se que a dimensão educativa da ação do enfermeiro se dá em diversos locais de atuação e sua inserção é permitida em vários espaços de cuidado, potencializando a atividade extensionista e transformação de nossa realidade social.

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Publicado
27-06-2018