Desenvolvimento neuromotor infantil: produção técnico-cultural visual para complementar a educação permanente do público-alvo na atenção primária de saúde
Resumo
A educação permanente dos profissionais do Centro de Saúde Parque Floresta do Distrito Noroeste de Campinas-SP, envolvidos em um Projeto de Extensão Universitária, tem possibilitado que atuem como vigilantes do desenvolvimento neuromotor de crianças de zero a 24 meses de idade. Para tal, inicialmente apropriaram-se do ‘roteiro para detecção
precoce de atraso neuromotor infantil’, elaborado junto à docente responsável e bolsista da extensão no percurso do projeto, tendo como efeito a observação do desenvolvimento neuromotor das crianças e as orientações aos pais, ou responsável. Os objetivos foram propiciar maior compreensão das etapas do desenvolvimento neuromotor de crianças
normais, por meio da captura de imagens em movimento; favorecer o aprofundamento do conhecimento dos profissionais em relação à detecção precoce de alterações neuromotoras infantis; aprimorar o repertório do público-alvo para orientar os genitores, ou responsável. O método consistiu na seleção de crianças hígidas com desenvolvimento
neuromotor normal, de zero a 24 meses de idade; filmagem das etapas neuromotoras correspondentes no setor de Pediatria da Clínica de Fisioterapia da PUC-Campinas; edição e gravação do material filmado. Como resultado, houve a estruturação de produto técnico-cultural de comunicação visual em vídeo, gravado e entregue em pen drive ao
público-alvo do projeto, contendo as fases neuromotoras próprias da faixa etária mencionada. Conclui-se que o conhecimento do público-alvo pôde ser enriquecido para promover as orientações aos pais ou responsável. A sua capacitação possibilitou a seleção e o encaminhamento das crianças comprometidas ao follow-up multiprofissional, visando às avaliações médica e fisioterapêutica.
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Referências
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