Desenvolvimento neuromotor infantil: produção técnico-cultural visual para complementar a educação permanente do público-alvo na atenção primária de saúde

  • Caroline Marie Calil Scholz Prado Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas)
  • Maria Valéria Corrêa e Castro Campomori Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas).
Palavras-chave: Desenvolvimento neuromotor normal. Produção técnico-cultural. Educação permanente. Atenção primária de saúde.

Resumo

A educação permanente dos profissionais do Centro de Saúde Parque Floresta do Distrito Noroeste de Campinas-SP, envolvidos em um Projeto de Extensão Universitária, tem possibilitado que atuem como vigilantes do desenvolvimento neuromotor de crianças de zero a 24 meses de idade. Para tal, inicialmente apropriaram-se do ‘roteiro para detecção
precoce de atraso neuromotor infantil’, elaborado junto à docente responsável e bolsista da extensão no percurso do projeto, tendo como efeito a observação do desenvolvimento neuromotor das crianças e as orientações aos pais, ou responsável. Os objetivos foram propiciar maior compreensão das etapas do desenvolvimento neuromotor de crianças
normais, por meio da captura de imagens em movimento; favorecer o aprofundamento do conhecimento dos profissionais em relação à detecção precoce de alterações neuromotoras infantis; aprimorar o repertório do público-alvo para orientar os genitores, ou responsável. O método consistiu na seleção de crianças hígidas com desenvolvimento
neuromotor normal, de zero a 24 meses de idade; filmagem das etapas neuromotoras correspondentes no setor de Pediatria da Clínica de Fisioterapia da PUC-Campinas; edição e gravação do material filmado. Como resultado, houve a estruturação de produto técnico-cultural de comunicação visual em vídeo, gravado e entregue em pen drive ao
público-alvo do projeto, contendo as fases neuromotoras próprias da faixa etária mencionada. Conclui-se que o conhecimento do público-alvo pôde ser enriquecido para promover as orientações aos pais ou responsável. A sua capacitação possibilitou a seleção e o encaminhamento das crianças comprometidas ao follow-up multiprofissional, visando às avaliações médica e fisioterapêutica.

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Biografia do Autor

Caroline Marie Calil Scholz Prado, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas)

Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas); Mestranda em Ciências
da Saúde pela PUC-Campinas na linha de pesquisa Saúde da criança e do adolescente; Aluna da Pós-graduação em
Fisioterapia neonatal e pediátrica do Hospital Israelita Albert Einstein. Foi bolsista da Extensão universitária e
integrante do Grupo de alunos voluntários da Extensão. Interessa-se por Fisioterapia pediátrica e neonatal.

Maria Valéria Corrêa e Castro Campomori, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas).

Docente na Graduação em Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Experiência
profissional e docente nas áreas de Fisioterapia Pélvica, Ginecológica, Obstétrica, Urológica, Neuropediátrica,
Pediátrica, Saúde do Homem, Sexualidade e Disfunções sexuais. Experiência docente para execução de Projetos de
Extensão, versando sobre a educação permanente do público-alvo envolvido nos projetos.

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Publicado
17-06-2019