Promovendo a acessibilidade em casa de assistência social - Análise técnica da Engenharia Civil do Coração Eucarístico

  • Laíza Carla Vieira Barbosa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Daniele Moreira de Oliveira Dias Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Everaldo Bonaldo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Rafael Aredes Couto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Viviane Cristina Dias Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Extensão Universitária. Acessibilidade. Plataforma Elevatória. Voluntariado.

Resumo

Diante das necessidades especiais da sociedade, instituições de caridade atuam de maneira essencial a fim de promover às pessoas carentes melhor qualidade de vida. Com isso, a PUC Minas, instituição que possui, em sua essência, elevados valores referentes a contribuir de forma efetiva com a sociedade, realiza projetos de extensão a fim de promover ao aluno as oportunidades de obter habilidades técnicas e pessoais para lidar com as distintas demandas impostas pela sociedade. A acessibilidade a pessoas com necessidades especiais é, dessa forma, um assunto de maior relevância. A preocupação em promover uma melhor qualidade de vida e condições minimamente confortáveis a essas pessoas fez com que o grupo da casa de assistência social GEFRATER (Grupo Espírita de Fraternidade Albino Teixeira), identificasse a necessidade de instalação de um equipamento para transporte de frequentadores com necessidades especiais do primeiro para o segundo pavimento da edificação da casa de assistência. Com a identificação da demanda, o Curso de Engenharia Civil da PUC Minas - Coração Eucarístico e o diretor do GEFRATER se uniram em prol de promover a acessibilidade e uma equipe com 4 alunos e 3 professores iniciaram os trabalhos de levantamento em campo, de projeto e orçamentos dos equipamentos. Por fim, concluiu-se que a melhor opção técnica e financeira para o local seria de construção de uma plataforma elevatória localizada na parte externa da edificação, a fim de promover conforto e acesso a todos frequentadores da casa. A extensão universitária apresentou-se como importante aliada na formação de profissionais capacitados a atuar diretamente com as demandas impostas pela sociedade. Além de agregar conhecimentos técnicos aos discentes integrantes, promoveu o desenvolvimento de habilidades de comunicação e solidariedade que muitas vezes não é possível de se trabalhar dentro das salas de aulas e/ou laboratórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laíza Carla Vieira Barbosa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Discente, Engenharia Civil, Coração Eucarístico
Daniele Moreira de Oliveira Dias, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Discente, Engenharia Civil, Coração Eucarístico 

Everaldo Bonaldo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Dr. Coordenador, Engenharia Civil, Coração Eucarístico
Rafael Aredes Couto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Me. Docente, Engenharia Civil, Coração Eucarístico
Viviane Cristina Dias, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Me. Coordenadora de extensão, Engenharia Civil, Coração Eucarístico

Referências

ARAÚJO, Luiz Alberto David. A Proteção Constitucional das Pessoas com Deficiência. Ministério da Justiça. Secretaria de Estado dos Direitos Humanos. CORDE: Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. 4 ed. Brasília, 2011. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/a-protecao-constitucional-das-pessoas-com-deficiencia_0.pdf>. Acesso em: 11 set. 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

BARELI, Paulo; LIMA, Aldo José F. S. A importância social do desenvolvimento do trabalho voluntário. 2011. Disponível em: <http://www.eticaempresarial.com.br/imagens_arquivos/artigos/file/monografias/artigo_voluntariado.pdf>. Acesso em: 10 set. 2018.

BRASIL. Lei nº 13.146/2015 de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, 07 jul. 2105. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 11 set. 2018.

CHAUÍ, Marilena de Souza. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Unesp, 2001.

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileira. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012.

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Plano Nacional de Extensão Universitária - Edição Atualizada. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu / MEC, Brasília, 2000/2001.

GEFRATER. Grupo de Fraternidade Albino Teixeira. Disponível em: <http://www.albinoteixeira.org.br/>. Acesso em: 10 set. 2018.

OLIVEIRA, José Arimatéa de. A universidade e a formação para a qualidade de vida. Da Vinci. Textos Acadêmicos. Natal: UFRN/Diário de Natal, 28 de abril de 2001.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, Departamento de Engenharia Mecânica. Projeto Político Pedagógico. Belo Horizonte, [S.n.], 2007.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, Departamento de Engenharia Civil. Projeto Político Pedagógico. Belo Horizonte, [S.n.], 2013.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, Plano de Desenvolvimento Institucional (2017-2021), Belo Horizonte.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, Pró-reitoria de Extensão. Política de Extensão Universitária da PUC Minas, Belo Horizonte, 2006.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, Pró-reitoria de Extensão. Regulamento da Pró-reitoria de Extensão Universitária da PUC Minas, Belo Horizonte, 2015.

VASCONCELOS, Maria Lúcia Marcondes Carvalho. A formação do professor de 3º Grau. São Paulo: Pioneira, 1996. VERTLINE ELEVADORES, Plataforma Elevatória. Disponível em: <http://vertline.com.br/produto/plataforma-elevatoria-acessibilidade>. Acesso em: 30 ago. 2018.

VOLUNTÁRIO, Seja um. (s.d.). O que é voluntariado. Disponível em: <http://voluntarios.com.br/p/voluntariado/>. Acesso em: 20 set. 2018.

Publicado
17-06-2019