Projeto Artcular: o trabalho artesanal como formador de identidade e gerador de renda para gestantes e parturientes

  • João César de Freitas Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lorena Nascimento Martins Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade São Gabriel
  • Patrícia Gomes da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade São Gabriel
  • Adriana da Silva Gomides Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade São Gabriel
  • Layla Oliveira do Carmo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade São Gabriel
  • João Gabriel Moreira Gonzalez Fonseca Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade São Gabriel
Palavras-chave: Autonomia. Trabalho. Horizontalidade. Mulheres.

Resumo

O presente relato tem como objetivo apresentar as atividades do projeto de extensão “Artcular: o trabalho artesanal como formador de identidade e gerador de renda para mulheres gestantes”, realizado por alunos da PUC MINAS no ano de 2017, em uma instituição espírita da região nordeste de Belo Horizonte. O projeto ofereceu suporte técnico e científico para um grupo de formação psicossocial constituído por voluntárias e mulheres trabalhadoras, grávidas ou parturientes, contemplando dois subgrupos na instituição: o Grupo de Convivência da Mulher e Amparo à Maternidade, que atua no cuidado com a gravidez, educação para a saúde, cuidados femininos e assistência direta; e o Artcular, que promove oficinas de artesanato e educação profissional com o viés de geração de renda. Os principais referenciais teórico-metodológicos utilizados foram a Psicossociologia e a Análise Institucional, utilizando prioritariamente a pesquisa participante como estratégia de intervenção. As experiências relatadas são baseadas nas ações propostas pelos extensionistas no intuito de fortalecer as ações já desenvolvidas no grupo, porém estimulando a autonomia das participantes para que as mesmas se percebessem enquanto transformadoras de sua situação, através de situações de trabalho nas quais haja espaço para a experiência subjetiva, compartilhadas comunitária e coletivamente. Ao término da prática de extensão, foi possível verificar a efetividade das propostas levadas ao Grupo Espírita Luz e Paz (GELP), visto que as participantes ganharam voz ativa nas atividades e começaram a demonstrar mais interesse nos encontros.

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Biografia do Autor

João César de Freitas Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutor em Educação e Mestre em Psicologia pela UFMG. Professor Adjunto da Faculdade de Psicologia da PUC Minas.
Lorena Nascimento Martins, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade São Gabriel
Graduanda em Psicologia pela PUC Minas, unidade São Gabriel.
Patrícia Gomes da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade São Gabriel
Graduanda em Psicologia pela PUC Minas, unidade São Gabriel.
Adriana da Silva Gomides, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade São Gabriel
Graduanda em Administração pela PUC Minas, unidade São Gabriel.
Layla Oliveira do Carmo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade São Gabriel
Graduanda em Psicologia pela PUC Minas, unidade São Gabriel.
João Gabriel Moreira Gonzalez Fonseca, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade São Gabriel
Graduando em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas, unidade São Gabriel. 

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Publicado
17-06-2019