Acompanhamento fonoaudiológico da criança de risco – uma experiência de extensão universitária
Resumo
A Extensão Universitária mostra-se como atividade de grande importância para o fortalecimento da relação Universidade e Comunidade. No âmbito acadêmico, as ações de extensão universitária têm sido uma importante ferramenta para o aprendizado do discente, por meio de vivências da clínica fonoaudiológica, proporcionando a promoção à saúde e intervenção precoce. Neste contexto, cita-se o projeto de extensão “Ambulatório da Criança de Risco - ACRIAR”, o qual promove ao estudante aprendizado para atuação com crianças pré-termo, viabilizando a inserção precoce na atuação clínica. Destaca-se a influência que as atividades de extensão exercem sobre a formação do profissional uma vez que objetivam introduzir o estudante à prática clínica precocemente, garantindo assim um profissional mais capacitado. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de estudantes do Curso de fonoaudiologia da UFMG quanto à participação no projeto de extensão “ACRIAR” e a relevância para formação profissional. A coleta dos dados deste estudo ocorreu no período de novembro de 2017 a junho de 2018, nos atendimentos às crianças no ACRIAR. Neste projeto, são atendidos recém-nascidos pré-termo, com baixo peso e/ou idade gestacional inferior a 34 semanas, cujo acompanhamento ocorre até os sete anos de idade por uma equipe multiprofissional. Durante o período de novembro de 2017 a dezembro de 2018, foram recebidas 357 crianças para o acompanhamento fonoaudiológico. No primeiro atendimento da Fonoaudiologia é realizada anamnese; avaliação do desenvolvimento da linguagem; acompanhamento e avaliação auditiva; orientações aos cuidadores sobre o desenvolvimento da linguagem e audição da criança; realização de encaminhamentos e agendamento para nova consulta. No retorno, as crianças são reavaliadas e são realizados novos encaminhamentos de acordo com as demandas. A experiência no projeto de extensão ACRIAR proporcionou melhor percepção sobre a importância do acompanhamento fonoaudiológico em crianças de risco, que possibilita detecção e intervenção precoce em possíveis distúrbios fonoaudiológicos, principalmente nos relacionados ao desenvolvimento da linguagem.
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Referências
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