Relato de experiência de extensão com idosos no enfrentamento da COVID-19: percurso metodológico e competências adquiridas por monitores-estudantes de uma universidade pública na Bahia
Resumo
A monitoria de extensão oportunizada aos estudantes de cursos de saúde da UNEB durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19 possibilitou a participação dos discentes no processo de produção de metodologias, recursos e ferramentas para a operacionalização do projeto extensionista com atividades não presenciais, via on-line. O projeto AMAR, realizado com população de idosos, fez parte das atividades de extensão da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), no enfrentamento à COVID-19. O objetivo deste relato é apresentar o percurso metodológico do projeto de extensão AMAR, realizado com idosos da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), da UNEB, e apontar as competências adquiridas pelos monitores participantes. Apresenta-se o percurso metodológico do projeto AMAR, listando-se as atividades realizadas por cada grupo de trabalho, seguindo-se o registro das competências técnicas e humanas adquiridas pelos monitores, além dos possíveis benefícios aos idosos participantes. As dificuldades encontradas foram também citadas. Como resultados, a experiência de construção coletiva e participativa no projeto AMAR trouxe grande contribuição para o fortalecimento da autonomia, da capacidade criativa e do aprimoramento das habilidades e competências socioemocionais dos estudantes. Além disso, possibilitou o aprendizado da escuta qualificada e do acolhimento à distância, a ampliação das discussões em grupo e elaboração de materiais de cunho técnico-científico e socioeducativo, utilizando-se de novas ferramentas tecnológicas, beneficiando a toda a equipe envolvida na construção e operacionalização do projeto. O projeto impactou positivamente em várias esferas da vida de cada participante, proporcionando aprendizados em trabalho em equipe, dedicação e atenção a cada tarefa desenvolvida, senso de responsabilidade e como consequência desenvolvimento de competências humanas e melhorias da saúde mental e emocional diante do cenário de pandemia em que o projeto se desenvolveu. Enfim, enfatiza-se a relevância de projetos universitários de cunho extensionista, para a formação plena pessoal e profissional.
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Referências
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