Projeto Integrado de Educação em Saúde: A experiência extensionista na Reserva Indígena Naô Xohã do Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe

  • Ana Luiza Marques Teixeira Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Dayane Jhenifer Ribeiro Silva Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Grasiele Cristine Ferreira Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Julie Kate Ferreira de Oliveira Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Raiane da Silva Moreira Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Roberta Ellen Santos Oliveira Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Samira Auxiliadora Pereira Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
Palavras-chave: Índios Sul-americanos., Saúde da população indígena., Cadastramento., Universidade.

Resumo

Tendo em vista os impactos da extensão universitária, este trabalho objetiva relatar como e quais intervenções foram desenvolvidas pelas extensionistas do Projeto de Extensão Integrado de Educação em Saúde na Reserva Indígena Naô Xohã do Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe. Desde o início das atividades até o final, foram realizadas 12 visitas à Reserva Indígena, duas reuniões técnicas com representantes externos nas ações de articulação e seis reuniões internas na PUC Minas para planejamento e organização das atividades. A partir dos objetivos específicos de atuação foram definidos três eixos de intervenções que envolveram o fortalecimento da comunidade com redes de apoio social, o cadastramento das famílias da Reserva Indígena e a realização de oficinas de educação em saúde. Foram cadastradas 36 famílias da Reserva Indígena Naô Xohã e foram feitas duas reuniões de articulação, uma com o Ministério Público Federal e outra com a Secretária Municipal de Saúde de São Joaquim de Bicas. Foram realizadas três oficinas na Reserva Indígena, sendo a primeira com as mulheres abordando sobre os métodos contraceptivos, a segunda sobre o descarte correto e reaproveitamento do lixo reciclável, e a terceira com as crianças, com o objetivo de proporcionar momento de recreação e trabalhar conceitos de amizades e amor através do conto de estória. A vivência com o Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe proporcionou uma interação dialógica muito benéfica entre índios, extensionistas e docente, de modo, que cada parte envolvida foi transformada em certos aspectos.

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Biografia do Autor

Ana Luiza Marques Teixeira, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduanda do Curso de Fisioterapia, PUC Minas, Campus Betim. E-mail: almteixeira@sga.pucminas.br

Dayane Jhenifer Ribeiro Silva, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduanda do Curso de Fisioterapia, PUC Minas, Campus Betim. E-mail: dayaneribeiros@outlook.com

Grasiele Cristine Ferreira, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduanda do Curso de Fisioterapia, PUC Minas, Campus Betim. E-mail: grasieleferreira0@gmail.com

Julie Kate Ferreira de Oliveira, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduanda do Curso de Medicina, PUC Minas, Campus Betim. E-mail: julie.kate@hotmail.com

Raiane da Silva Moreira, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduanda do Curso de Enfermagem, PUC Minas, Campus Betim. E-mail: rsm

Roberta Ellen Santos Oliveira, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduanda do Curso de Medicina, PUC Minas, Campus Betim. E-mail: robertaellensoliveira@gmail.com

Samira Auxiliadora Pereira, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Mestre em Enfermagem - Professora do Curso de Graduação em Medicina, PUC Minas Campus Betim. E-mail: auxper@yahoo.com.br.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. e-SUS Atenção Básica : Manual do Sistema com Coleta de Dados Simplificada : CDS – Versão 3.0 [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria-Executiva. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018.

FALKENBERG, Mirian Benites et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciênc. saúde coletiva [on-line]. 2014, vol.19, n.3, pp.847-852.

MENDES, Anapaula Martins et al. O desafio da atenção primária na saúde indígena no Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2018;42:e184.

SILVA, Carine Silvestrini Sena Lima da; KOOPMANS, Fabiana Ferreira.; DAHER, Donizete Vago. O Diagnóstico Situacional como ferramenta para o planejamento de ações na Atenção Primária à Saúde. Revista PróUniverSUS, v.07, n.2, p. 30-33, Jan/Jun 2016.

Publicado
14-12-2020