Projeto Integrado de Educação em Saúde: A experiência extensionista na Reserva Indígena Naô Xohã do Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe
Resumo
Tendo em vista os impactos da extensão universitária, este trabalho objetiva relatar como e quais intervenções foram desenvolvidas pelas extensionistas do Projeto de Extensão Integrado de Educação em Saúde na Reserva Indígena Naô Xohã do Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe. Desde o início das atividades até o final, foram realizadas 12 visitas à Reserva Indígena, duas reuniões técnicas com representantes externos nas ações de articulação e seis reuniões internas na PUC Minas para planejamento e organização das atividades. A partir dos objetivos específicos de atuação foram definidos três eixos de intervenções que envolveram o fortalecimento da comunidade com redes de apoio social, o cadastramento das famílias da Reserva Indígena e a realização de oficinas de educação em saúde. Foram cadastradas 36 famílias da Reserva Indígena Naô Xohã e foram feitas duas reuniões de articulação, uma com o Ministério Público Federal e outra com a Secretária Municipal de Saúde de São Joaquim de Bicas. Foram realizadas três oficinas na Reserva Indígena, sendo a primeira com as mulheres abordando sobre os métodos contraceptivos, a segunda sobre o descarte correto e reaproveitamento do lixo reciclável, e a terceira com as crianças, com o objetivo de proporcionar momento de recreação e trabalhar conceitos de amizades e amor através do conto de estória. A vivência com o Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe proporcionou uma interação dialógica muito benéfica entre índios, extensionistas e docente, de modo, que cada parte envolvida foi transformada em certos aspectos.
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Referências
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