Transversalidade, currículo, gênero, raça e a educação
Resumo
Resenha do Livro:
MACEDO, Y.; BRITO, E. P. P. E.; ALVES, S. S. (Organizadores). Universalização Transversal: Currículo, Gênero e Raça. 1. ed. Linhares: Editora Oyá, 2019. v. 1. 228 p.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Marlene de. Infância, educação infantil e relações étnico-raciais. Orientadora: Nilma Lino Gomes. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
BRASIL. Secretaria de Educação Continuada (2007). Gênero e diversidade sexual na escola: Reconhecer diferenças e superar preconceitos (Cadernos SECAD 4). Brasília, DF: Autor.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis, RJ: vozes, 2017.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. Editora DP&A: São Paulo, 2001.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla, São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
LOURO, Guacira Lopes. O cinema como pedagogia. In: LOPES, Eliana Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA. Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
MACEDO, Elizabeth. A diferença nos PCN do Ensino Fundamental. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. (Org). Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006. p. 159-186.
MACEDO, Elizabeth. Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 285-296, ago. 2006.
MACEDO, Y.; BRITO, E. P. P. E.; ALVES, S. S. (Organizadores). Universalização Transversal: Currículo, Gênero e Raça. 1. ed. Linhares: Editora Oyá, 2019. v. 1. 228 p.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Revista Arte e Ensaio. Rio de Janeiro, n. 32, 2016.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 156 p.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.