Transversalidade, currículo, gênero, raça e a educação

Palavras-chave: Transversalidade, currículo, gênero, raça educação

Resumo

Resenha do Livro:

MACEDO, Y.; BRITO, E. P. P. E.; ALVES, S. S. (Organizadores). Universalização Transversal: Currículo, Gênero e Raça. 1. ed. Linhares: Editora Oyá, 2019. v. 1. 228 p.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Yuri da Silva Rodrigues, Secretaria de Educação de Minas Gerais

Professor de Química da Educação Básica do Estado de Minas Gerais. Editor-chefe na Revista Latino-Americana de Estudos Científicos (RELAEC). Especialista em Química Geral e Industrial pela Faculdade Unyleya (2021), Graduação em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto (2018) e graduação em Química pela Universidade de Uberaba (2018). Pesquisador no grupo de pesquisa Educação Transversal da Universidade Federal do Espírito Santo/CNPq.

Referências

ARAÚJO, Marlene de. Infância, educação infantil e relações étnico-raciais. Orientadora: Nilma Lino Gomes. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

BRASIL. Secretaria de Educação Continuada (2007). Gênero e diversidade sexual na escola: Reconhecer diferenças e superar preconceitos (Cadernos SECAD 4). Brasília, DF: Autor.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis, RJ: vozes, 2017.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. Editora DP&A: São Paulo, 2001.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla, São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

LOURO, Guacira Lopes. O cinema como pedagogia. In: LOPES, Eliana Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA. Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

MACEDO, Elizabeth. A diferença nos PCN do Ensino Fundamental. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. (Org). Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006. p. 159-186.

MACEDO, Elizabeth. Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 285-296, ago. 2006.

MACEDO, Y.; BRITO, E. P. P. E.; ALVES, S. S. (Organizadores). Universalização Transversal: Currículo, Gênero e Raça. 1. ed. Linhares: Editora Oyá, 2019. v. 1. 228 p.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Revista Arte e Ensaio. Rio de Janeiro, n. 32, 2016.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 156 p.

Publicado
09-07-2021