Educação em Saúde e E-learning: o uso da rede social aliada ao processo de ensino-aprendizagem da Biossegurança em Odontologia

  • Pedro Henrique Gonçalves Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-4480-0061
  • Pedro Vitor Nunes de Sá Caldas Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Mariana Oliveira De Paula Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Maria Eugênia Alvarez-Leite Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Márcia Almeida Lana Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
Palavras-chave: Biossegurança, Educação em Saúde, Acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação

Resumo

No exercício das profissões da área da saúde, uma infinidade de microrganismos relacionados a doenças infecciosas pode ser transmitida entre pacientes e profissionais. Um conjunto de procedimentos e protocolos de Controle de Infecção necessitam ser utilizados, cujo descumprimento favorecerá a ocorrência da Infecção Cruzada e, consequentemente, a transmissão de microrganismos. Na Educação em Saúde, têm-se utilizado as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como instrumentos auxiliares para veiculação de informação e conhecimento. Tendo em vista a importância e a relevância desses temas e aliando-os, criou-se em novembro/2017 o @byebyecteria, página hospedada no Instagram® e uma atividade de extensão, vinculada à Comissão de Controle de Infecção do Departamento de Odontologia da PUC Minas, com conteúdo produzido por alunos e supervisionado por professoras da disciplina. O @byebyecteria compartilha conteúdo de Educação em Saúde no campo da Biossegurança, aos profissionais e acadêmicos da área e também à população em geral. Sua metodologia baseia-se na criação de publicações elaboradas em formato lúdico, reflexivo e interativo, fundamentadas na literatura científica, para que sirvam como fonte alternativa de obtenção de conhecimento, abordando temas que merecem destaque: a imunização, o uso de Equipamentos de Proteção Individual por profissionais da área de Saúde, gerenciamento de resíduos odontológicos e hospitalares, processos de desinfecção e esterilização utilizados nos procedimentos clínicos e mais atualmente sobre a COVID-19 e as adaptações necessárias na prática odontológica frente à Pandemia, dentre outros assuntos. Desde o início, o @byebyecteria tem levado o seguidor a uma reflexão sobre cada assunto abordado, propiciando a expressão de seus questionamentos e dúvidas, gerando assim uma mudança positiva de hábitos do acadêmico/profissional nas suas atividades clínicas. Propicia-se a democratização do conhecimento pela conscientização da sociedade quanto aos possíveis riscos biológicos a que estão submetidos como usuários dos sistemas de saúde. E, para ambas as partes, busca-se um atendimento biologicamente seguro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Gonçalves Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Cirurgião-Dentista graduado pela PUC Minas, campus Coração Eucarístico. Ex-monitor da Disciplina de Biossegurança. Residente na área de Odontologia pelo Programa Multiprofissional em Saúde da Família do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUFC) - Unimontes.

Pedro Vitor Nunes de Sá Caldas , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Cirurgião-Dentista graduado pela PUC Minas, campus Coração Eucarístico. Ex-monitor da Disciplina de Biossegurança.

Mariana Oliveira De Paula , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Graduanda do Curso de Odontologia pela PUC Minas, campus Coração Eucarístico. Monitora da Disciplina de Biossegurança.

Maria Eugênia Alvarez-Leite, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Orientadora, Cirurgiã-Dentista graduada pela UFMG, Mestre e Doutora em Ciências Biológicas (Microbiologia) – UFMG. Professora Adjunta do Departamento de Odontologia da PUC Minas, campus Coração Eucarístico. Membro da Comissão de Controle de Infecção Departamento de Odontologia - PUC Minas.

Márcia Almeida Lana, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Orientadora, Cirurgiã-Dentista graduada pela PUC Minas, campus Coração Eucarístico. Mestre e Doutora em Ciências Biológicas (Microbiologia) – UFMG. Professora Adjunta do Departamento de Odontologia da PUC Minas, campus Coração Eucarístico. Membro da Comissão de Controle de Infecção Departamento de Odontologia - PUC Minas.

Referências

ARAÚJO, A.Y.R. et al. As redes sociais no processo de aprendizagem da disciplina de Dentística. In: XIII Semana Acadêmica. Conexão Fametro 2017: Arte e Conhecimento. Fortaleza, 2017. ISSN: 2357-8645.

ARNETT, M.R. et al. Use of social media by dental educators. Journal of Dental Education. 2013; 77(11). pág.1402-12.

ASSUNCAO, R. S.; MATOS, P. M. Perspectivas de adolescentes sobre o uso do Facebook: um estudo qualitativo. Psicol. estud. Maringá, v. 19, n. 3, p. 539-547, setembro de 2014.

BELL, M.A. Picture This! Using Instagram with Students. Internet@Schools. 2013; 20(4). pág. 23-25.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Serviços Odontológicos: Prevenção e Controle de Riscos. Brasília, DF, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Biossegurança em Saúde: Prioridades e Estratégias de Ação. Brasília, DF, 2010.

BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial [da] União. República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1990.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Higienização das mãos em serviços de saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Anvisa, 2007. 52 p.

CALDAS, P. V. N. S. et al. O Uso da Rede Social como ferramenta auxiliar no ensino do Controle de Infecção em Saúde. In: VI Simpósio de Microbiologia da UFMG | ConectaSIM - Microbiologia Interligada, 2019, Belo Horizonte - MG. Caderno de Resumos do ConectaSIM: Microbiologia Interligada. Belo Horizonte - MG: Programa de Pós-graduação em Microbiologia - ICB UFMG, 2019. p. 82-82.

CRUZ, D.I. et al. O Uso das Mídias Digitais na Educação em Saúde. Cadernos da FUCAMP, v.10, n.13, Campinas, São Paulo. 106-129 pág. 2011.

FERNANDES-BARBOSA, E., MOURA, D..G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico Do Senac, 39(2), 48-67. 2013.

FERREIRA, I. et al. Uso das Redes Sociais no Processo de Ensino-Aprendizado para a Odontologia: Revisão de Literatura. In: XIV Semana Acadêmica. Conexão Fametro 2018: Inovação e Criatividade. Fortaleza, 2018. ISSN: 2357-8645.

FERREIRA, P. H. G. et al. @ByebyeCtéria: A Rede Social como ferramenta de aprendizagem e aproximação do acadêmico e da população com a Biossegurança em Saúde. In: BARROS, Ev’Ângela B. R. de. EXTENSÃO PUC MINAS: Caminhos para o fortalecimento da cidadania e da democracia no Brasil. Coletânea de trabalhos submetidos ao Seminário e Mostra de Extensão da PUC Minas 2019 (E-book). Belo Horizonte - MG: SIB PUC Minas, 2019. v. 1. p. 472-476.

GARDNER, K. An online community of inquiry for reflective practice in an operative dentistry course. Journal of Dental Education. Stanford, v. 76, n. 5, p. 641-50, 2012.

MARINHO, S.P.S. et al. Tecnologias Móveis, Mídias e Redes Sociais: Cultura de uso de Estudantes de Licenciatura. In: IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2015). Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2015). Maceió, Alagoas. 2015. p. 834-843. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2015.834

MITRE, S. M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, supl. 2, p. 2133-2144, dez. 2008.

PECHI, D. Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem. Nova Escola. 2011; 6(246):1-4.

SOUZA, F.B. et al. Redes sociais na aprendizagem em odontologia: opinião dos estudantes de uma universidade brasileira. Revista Cubana de Estomatología, 2017;54(2). 01-11 pág.

UFG – Universidade Federal de Goiás. TICs: Tecnologias da Informação e Comunicação (Curso de Extensão – Online). AVA MEC / LABTIME UFG. Goiás, 2020.

YOUNG, R. R. Genetic toxicology: Web resources. Toxicology, Rockville, p. 103–121. 2002.

KNÖSEL, M et al. YouTube, dentistry, and dental education. Journal of Dental Education. 2011;75(12): p.1558-68.

CRO PARANÁ – Comissão de Vigilância Sanitária. Controle de Infecção e Biossegurança: Procedimentos Operacionais Padrão. Curitiba: CRO/PR, 2010. 75p.

ESTRELA, C.; ESTRELA, C. R. A. Controle de Infecção em Odontologia. São Paulo: Artes Médicas, 2003. 1ª ed. 188p.

GUANDALINI, S. L. Biossegurança em Odontologia. Paraná: Odontex – Dental Books, 1999. 2ª ed. 161p.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, Faculdade de Odontologia. Infecção cruzada em Odontologia: Prevenção e Controle. Belo Horizonte: FO/PUC Minas, 2007. 152p.

Publicado
09-07-2021