Transtorno da Ansiedade Generalizada: uma análise no contexto das altas habilidades / superdotação
Resumo
O presente artigo tem como objetivo principal fazer uma análise das características socioemocionais de crianças com perfil de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), com ênfase no quadro do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Com esse propósito, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio do instrumento metodológico questionário estruturado, aplicado de forma online, e abordando aspectos emocionais, idade, excepcionalidade, manifestações psicossomáticas e características típicas de AH/SD. Os sujeitos participantes da pesquisa foram trinta e sete pais e responsáveis de crianças e adolescentes com o perfil de AH/SD que são participantes do Projeto de Extensão Enriquecimento da Aprendizagem para Desenvolvimento de Habilidades (HEAD) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) no ano de 2020. Realizou-se, além disso, uma revisão de literatura sobre as áreas da temática com o objetivo de estabelecer uma relação entre o TAG e as AH/SD e, assim, realizar uma discussão integrando a literatura já existente às respostas dos pais que foram obtidas pelo questionário. O intuito das pesquisadoras foi a produção de mais conteúdo acadêmico com o objeto AH/SD em língua portuguesa, uma vez que a literatura atual sobre esse assunto é em demasia escassa, principalmente tratando da análise de aspectos socioemocionais.
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