Relato de experiência extensionista de trabalho remoto no enfrentamento à pandemia da COVID-19 por docentes da UNEB: Projeto A.M.A.R. – Acolhimento, Monitoramento, Autocuidado e Recomendação Nutricionais e Sanitárias para Idosos da UATI-UNEB
Resumo
O projeto de extensão “A.M.A.R.: Acolhimento, Monitoramento, Autocuidado e Recomendação Nutricionais e Sanitárias” foi proposto pela equipe de docentes do Departamento de Ciências da Vida, para execução em trabalho remoto, em caráter emergencial, para pessoas idosas participantes do Programa Universidade Aberta da Terceira Idade, da Universidade do Estado da Bahia, no enfrentamento à pandemia da COVID-19. Este relato apresenta a experiência docente sobre o percurso metodológico de construção e operacionalização do Projeto, bem como aponta desafios, dificuldades e possibilidades trazidas pelo trabalho remoto. Contemplou-se o plano de trabalho colaborativo e interdisciplinar baseado em metodologias ativas e atividades desenvolvidas junto ao público-alvo entre os meses de maio e agosto de 2020. Suas etapas foram: a) formação dos grupos de trabalho e escrita de projeto; b) inscrição/aprovação do projeto; c) seleção de monitores e colaboradores; d) divisão das atribuições por equipes; e) elaboração de materiais para o público-alvo; f) elaboração e aplicação de enquete para participantes; g) elaboração de ficha de avaliação/acolhimento dos assistidos; h) escuta ativa e qualificada entre membros da equipe técnica e idosos; e i) reuniões on-line para acompanhamento do trabalho. Como resultados, houve a contribuição para o fortalecimento da interdisciplinaridade, da capacidade criativa e colaborativa dos integrantes, bem como aquisição de novas competências e habilidades, diante da necessidade de adaptação à modalidade não-presencial. O percurso trilhado proporcionou a participação no processo de apoio e cuidado ao público-alvo e membros da equipe, numa experiência de ajuda mútua e troca de habilidades, para vencer o desafio de viabilizar um projeto extensionista em modelo on-line. A experiência do “A.M.A.R" foi desafiadora para os docentes, tanto no âmbito pessoal quanto acadêmico, sobretudo, pela oportunidade de vivenciar a prática laboral em trabalho remoto durante o projeto extensionista emergencial com grande relevância social no contexto da pandemia por COVID-19.
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