Relato de experiência extensionista de trabalho remoto no enfrentamento à pandemia da COVID-19 por docentes da UNEB: Projeto A.M.A.R. – Acolhimento, Monitoramento, Autocuidado e Recomendação Nutricionais e Sanitárias para Idosos da UATI-UNEB

  • Lindanor Gomes Santana Neta Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Carine de Oliveira Souza Bordallo UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Joselita Moura Sacramento UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Ângela Lofiêgo Sampaio UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Ana Cristina Rodrigues Mendes UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Márcia Cristina Maciel de Aguiar UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Carlos Eduardo Carvalho Correia UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Hamilton Vivas da Silva Filho UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Luciana Santos Souza dos Santos UNEB
Palavras-chave: Extensão. Trabalho remoto. Interdisciplinaridade. Capacitação docente. COVID-19.

Resumo

O projeto de extensão “A.M.A.R.: Acolhimento, Monitoramento, Autocuidado e Recomendação Nutricionais e Sanitárias” foi proposto pela equipe de docentes do Departamento de Ciências da Vida, para execução em trabalho remoto, em caráter emergencial, para pessoas idosas participantes do Programa Universidade Aberta da Terceira Idade, da Universidade do Estado da Bahia, no enfrentamento à pandemia da COVID-19. Este relato apresenta a experiência docente sobre o percurso metodológico de construção e operacionalização do Projeto, bem como aponta desafios, dificuldades e possibilidades trazidas pelo trabalho remoto. Contemplou-se o plano de trabalho colaborativo e interdisciplinar baseado em metodologias ativas e atividades desenvolvidas junto ao público-alvo entre os meses de maio e agosto de 2020. Suas etapas foram: a) formação dos grupos de trabalho e escrita de projeto; b) inscrição/aprovação do projeto; c) seleção de monitores e colaboradores; d) divisão das atribuições por equipes; e) elaboração de materiais para o público-alvo; f) elaboração e aplicação de enquete para participantes; g) elaboração de ficha de avaliação/acolhimento dos assistidos; h) escuta ativa e qualificada entre membros da equipe técnica e idosos; e i) reuniões on-line para acompanhamento do trabalho. Como resultados, houve a contribuição para o fortalecimento da interdisciplinaridade, da capacidade criativa e colaborativa dos integrantes, bem como aquisição de novas competências e habilidades, diante da necessidade de adaptação à modalidade não-presencial. O percurso trilhado proporcionou a participação no processo de apoio e cuidado ao público-alvo e membros da equipe, numa experiência de ajuda mútua e troca de habilidades, para vencer o desafio de viabilizar um projeto extensionista em modelo on-line. A experiência do “A.M.A.R" foi desafiadora para os docentes, tanto no âmbito pessoal quanto acadêmico, sobretudo, pela oportunidade de vivenciar a prática laboral em trabalho remoto durante o projeto extensionista emergencial com grande relevância social no contexto da pandemia por COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carine de Oliveira Souza Bordallo, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Graduação em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2000). Mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2008). Especialização em Fitoterapia pela AVM Faculdade Integrada (2015). Especialização em Treinamento Desportivo de Alto Rendimento (UNEB, 2002). Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Nutricionista do Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (CREASI/SESAB). Experiência na área de Nutrição, atuando principalmente com os seguintes temas: fitoterapia, dietoterapia e saúde preventiva.

Joselita Moura Sacramento, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Possui graduação em Graduação de Professores da Parte de Formação pela Universidade do Estado da Bahia, graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia. Mestrado em Nutrición y Alimentos - Universidad de Chile. Especialização em Metodologia do Ensino Superior e Especialização em Elaboração e Análise de Projetos Atualmente é professora auxiliar da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Nutrição Humana, desenvolvendo diversas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nessa área.

Ângela Lofiêgo Sampaio, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Possui mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (1999). Atualmente é professor auxiliar i da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: queimaduras, enfermagem, acidentes, saúde e glicemia capilar.

Ana Cristina Rodrigues Mendes, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Possui Bacharelado em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia (1995), Licenciatura em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (1989) e Licenciatura em Nutrição e Dietética pela Universidade do Estado da Bahia (1991) . Graduanda em Psicologia pela Unisba. Possui Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Gama Filho, RJ. É Mestre em Nutrição (Área de Concentração: Ciência de Alimentos) pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e Doutora em Psicologia, Saúde, Educação e Qualidade de Vida pela American World University - Latin American Division - AWU//LAD (2009). Especialista em Nutrição em Esportes pela ASBRAN- Associação Brasileira de Nutrição (2010).Professora da Universidade do Estado da Bahia. Ministra componentes curriculares Nutrição em Gerontologia e Psicologia nos distúrbios nutricionais, TCC. Orientação de TCC em cursos de graduação e pós-graduação na Bahia e outros Estados..Coordena Projeto de Extensão nas áreas de Nutrição e Envelhecimento/,Educação em Saúde e Espiritualidade, incluindo as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde -PICS. É Terapeuta e Coach.

Márcia Cristina Maciel de Aguiar, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Doutora em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Mestre em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia - UFBA, Especialista em psiquiatria com título pelo CRM - Ba e pela ABP, Graduada em Medicina pela UFBA, Professora Auxiliar do curso de Medicina da UNEB, Presidente da Associação de Pesquisa e Assistência Integral ao Ser - APAIS, Diretora Técnica do Centro de Saúde do Psiquismo Inácio Ferreira.

Carlos Eduardo Carvalho Correia, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Graduando no curso de Bacharelado em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia(UNEB); foi Monitor de Extensão do componente curricular Biologia Celular; foi Monitor de Extensão(Bolsista) do Projeto AMAR. Atualmente é integrante e diretor financeiro da Liga Acadêmica de Síndrome Metabólica(LASIM) da UNIFACS, membro da Liga Acadêmica de Nutrição com Ênfase Esportiva(LANCEE) da UNIFTC. Possui ensino médio completo pelo Colégio Estadual Coronel Olímpio Campinho. 

Hamilton Vivas da Silva Filho, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Estudante de graduação - Bacharelado - em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde é Membro Fundador e Presidente da Nutrindo Jr. - Empresa Júnior de Nutrição da UNEB, sob orientação da professora MSc Lindanor Gomes Santana Neta. Membro Fundador e Monitor de Extensão do Núcleo de Assistência Nutricional e Pesquisa em Hipercolesterolemia Familiar (NANPHF), sob orientação da Professora MSc Joselita Moura Sacramento. Pesquisador Bolsista no Estudo da Toxicidade do Extrato de Zingiber officinale roscoe (Gengibre) em Microcrustáceos, coordenado pelo Professor Doutor Marcos da Costa Silva. Participou do Projeto AMAR: Acolhimento, Monitoramento, Autocuidado e Recomendações Nutricionais e Sanitárias para Pessoas Idosas Frente à Pandemia do COVID-19, coordenado pela Professora MSc Lindanor Gomes Santana Neta, como Monitor de Extensão (Bolsista). Foi Monitor de Ensino (Bolsista) da disciplina Nutrição, Alimentos e Nutrientes, sob a orientação da Professora MSc Joselita Moura Sacramento. Foi membro do Centro Acadêmico de Nutrição Maria Felipa, onde ocupou o cargo de Secretario de Ensino, Pesquisa e Extensão. É Membro Fundador e ex-Diretor da Atlética de Saúde da UNEB. É Pesquisador Voluntário do Comunidades Virtuais (CV) da UNEB, coordenado pela Professora Doutora Suiane Costa. Membro e Diretor Cientifico da Liga Acadêmica de Síndrome Metabólica (LASIM), na Universidade Salvador (UNIFACS). Possui Ensino Médio pelo Colégio São José - Bahia (2015). Tem interesse e atua principalmente nos seguintes temas: Oncologia, Neurologia, Gestão em Saúde, Pesquisa e Inovação em Saúde, Fitoterapia; Probioticoterapia; Gastroenterologia; Doenças Cardiovasculares; Terapia Nutricional, Dietoterapia, Imunologia e Fisiopatologia.

Luciana Santos Souza dos Santos, UNEB

Nutricionista. Graduada pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Colaboradora do Programa de Extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI)-UNEB. Membro integrante da equipe do Projeto AMAR.

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES (ANATEL). Anatel divulga balanço de reclamações do 1º semestre. Anatel, São Paulo, 06 de ago. de 2020. Disponível em: https://www.anatel.gov.br/institucional/component/content/article/46-noticias/2634-anatel-divulga-balanco-de-reclamacoes-do-1-semestre. Acesso em 24 set. 2020.

ALVES, A. N.; MAGALHÃES, I. M. O. Implicações na saúde mental de idosos diante do contexto pandêmico da covid-19. Revista Enfermagem Atual, Rio de Janeiro, v. 93, edição especial COVID 19, p. 1- 3, ago. 2020.

BRASIL. Ministério do Trabalho. Norma Regulamentadora Nº 17, Portaria MTb nº 3.214, de 08 de junho de 1978, DOU 06.07.1978. Visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Disponível em: https://sit.trabalho.gov.br/portal/images/ SST/SST_normas_regulamentadoras/NR-17.pdf. Acesso em: 03 out. 2020.

BRASIL. Lei Nº 9.394 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional, 20 dez. 1996. Brasília. Disponível em: http// portal.mec.gov.br/seesp/ arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 08 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Alimentação saudável para a pessoa idosa: um manual para profissionais de saúde/Ministério da saúde. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009.

BRASIL. [Plano Nacional de Educação (PNE)]. Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico]: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados [2014]. 86 p. (Série legislação; n. 125). Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 08 set. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed., 1. reimpr. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução Nº 7. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. [2018]. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/ Kujrw0TZC2MC2Mb/content/id/55877808. Acesso em: 28 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria MS/GM nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Diário Oficial da União, Brasília (DF), 4 fevereiro de 2020; Seção Extra:1. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388. Acesso em: 08 set. 2020.

CABRAL, J. R. et al. Oficinas de educação em saúde com idosos: uma estratégia de promoção da qualidade de vida. Revista Enfermagem Digital Cuidado e promoção da Saúde, Recife, v. 1, n. 2, p. 71-75, jul./dez 2015.

CAMACHO, A. C. L. F.; THIMOTEO, R. S.; SOUZA, V. M. F. Tecnologia da informação ao idoso em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, São Paulo, v. 9, n. 6, p. 1-10, abr. 2020.

CREPALDI, M. A.; SCHMIDT, B.; NOAL, D. S.; BOLZE, S. D. A.; GABARRA, L. M. Terminalidade, morte e luto na pandemia de COVID-19: demandas psicológicas emergentes e implicações práticas. Estudos de Psicologia. Campinas, v. 37, n. e200090, p.1-12, abr. 2020.

DZIEKANIAK, G.; ROVER, A. Sociedade do conhecimento: características, demandas e requisitos. Periódico Científicos Eletrônicos Editora Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, v. 7, n. 1, p. 1-9, jan. 2013.

DOURADO, S.P. D. C. A pandemia de COVID-19 e a conversão de idosos em “grupo de risco”. Cadernos de Campo, São Paulo, v.29, n. supl, p.153-162, jul. 2020.

ELFRIANTO, Elfrianto; DAHNIAL, Irfan; TANJUNG, Bahdin Nur. The Competency Analysis of Principal Against Teachers in Conducting Distance Learning in Covid-19 Pandemic. Jurnal Tarbiyah, Indonésia, v. 27, n. 1, p.156-171, jun. 2020.

ENGELBRECHT, J. et al. Will 2020 be remembered as the year in which education was changed? Zdm, Alemanha, v. 52, n. supl, p. 821-824, jul. 2020.

FARO, A.; BAHIANO, M. A.; NAKANO, T. C.; REIS, C.; SILVA, B. F. P.; VITTI, L. S. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia. Campinas, v. 37, n. e200074, p. 1-14, abr. 2020.

FITZGERALD, D. A.; NUNN, K.; ISAACS, D. Consequences of physical distancing emanating from the COVID-19 pandemic: An Australian perspective. Paediatric Respiratory Reviews, United Kingdom v. 35, n. 3, p. 25–30, sept. 2020.

GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M., DAURA, A. P. Tecnologia da informação em saúde: modelo de ensino aprendizagem transdisciplinar. Perspectivas em Ciências da Informação, Belo Horizonte, v. 16, n. 4, p. 73-94, out./dez. 2011.

HAMMERSCHMIDT, Karina Silveira de Almeida; SANTANA, Rosimere Ferreira. Saúde do idoso em tempos de pandemia COVID-19. Cogitare Enfermagem, Paraná, v. 25, n. e72849, p. 1-10, 2020.

INTERNATIONAL LABOUR ORGANIZATION. ILO Monitor: COVID-19 and the world of work. Second edition Updated estimates and analysis [Internet]. Geneva: International Labour Organization. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---dgreports/---dcomm/documents/ briefingnote/wcms_740877.pdf. Acesso em: 16 abr. 2020.

LIMA, Alisson Padilha de; DELGADO, Evaldo Inácio. A melhor idade do Brasil: aspectos biopsicossociais decorrentes do processo de envelhecimento. ACTA Brasileira do Movimento Humano, Paraná, v. 1, n. 2, p. 76-91, set./out. 2010

MAIA, B. R; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, n. e200067, p. 1-8, abr. 2020.

NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR (NIC.BR). Desigualdades digitais no espaço urbano: um estudo sobre o acesso e o uso da Internet na cidade de São Paulo. 174p. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/7/11454920191028-desigualdades_digitais_no_espaco_urbano.pdf. Acesso em: 24 set. 2020.

NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR (NIC.BR). Influência da COVID-19 na qualidade da internet no Brasil. Relatório de 06 de abril de 2020. 40p. Disponível em: https://www.ceptro.br/assets/publicacoes/pdf /Relatorio_Influencia_Covid-19_Qualidade_Internet_Brasil.pdf. Acesso em: 24 set, 2020.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT). Guia dos empregadores sobre a gestão do seu local de trabalho durante a COVID-19. 31p. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---ed_dialogue/---act_emp/documents/ publication/wcms_741937.pdf. Acesso em 02 out. 2020.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE (OPAS). Três em cada 10 pessoas nas Américas correm maior risco de COVID-19 grave devido a condições de saúde pré-existentes. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6235:tres-em-cada-10-pessoas-nas-americas-correm-maior-risco-de-covid-19-grave-devido-a-condicoes-de-saude-pre-existentes&Itemid=812. Acesso em: 08 set. 2020.

PANDEMIA: ‘professores estão suscetíveis ao adoecimento em massa’, alerta psicóloga do trabalho. A Tarde, Salvador. Disponível em: https://coronavirus.atarde.com.br/pandemia-professores-estao-suscetiveis-ao-adoecimento-em-massa-alerta-psicologa-do-trabalho/. Acesso em: 08 set. 2020.

PIRES, L. S. et al. O mapa do coronavírus: como aumentam os casos dia a dia no Brasil e no mundo. Mais de seis meses depois da covid-19 chegar ao Brasil, os números de casos e mortes em todo o planeta são contados na casa dos milhões. Confira a evolução da pandemia. El País, v. 20, 2021.

PODCAST: Cuidados com a saúde mental do professor em tempos de pandemia. [Locução de]: Ricardo Ampudia. [S.I.]: Folha de São Paulo, 02 jun. 2020. Podcast. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/podcasts/2020/06/podcast-aborda-cuidados-com-a-saude-mental-do-professor-em-tempos-de-pandemias.html. Acesso em: 08 set. 2020.

RAMOS, P. E. O professor frente às novas tecnologias de informação e comunicação. Seduc- Secretaria de Estado de Educação, Mato Grosso. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/372746087/O-Professor-Frente-As-Novas-Tecnologias-de-Informacao-e-Comunicacao-Patricia-Edi-Ramos . Acesso em: 10 de setembro de 2020.

RIBEIRO, R. M. C. As Bases Institucionais da Política de Extensão Universitária: Entendendo as Propostas de Universidades Federais nos Planos de Desenvolvimento Institucional. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 5, n. 1, p. 1-17, 2019.

SANCHEZ, H. M.; SANCHEZ, E. G. M.; BARBOSA, M. A.; GUIMARÃES, E. C.; PORTO, C. C. Impacto da saúde na qualidade de vida e trabalho de docentes universitários de diferentes áreas de conhecimento. Ciências e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 11, p. 4111-4123, nov. 2019.

SOARES, M. N. S.; NASCIMENTO, R. N. A. UAMA/UEPB: socializando e inserindo idosos no contexto tecnológico. Temática, Paraíba, ano XI, n. 10, out. 2015. p. 197-211. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica. Acesso em: 20 set. 2020.

SOARES, V. A. R. Avaliação acadêmica acerca das habilidades e competências gerais das Diretrizes Curriculares Nacionais de cursos de Graduação da Saúde. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional – Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde) – Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2013.

TAGUCHI, N. Digitally mediated remote learning of pragmatics. Foreign Language Annals, Massachusetts, v. 53, n. 2, p.353-358, summer 2020.

TEIXEIRA, Paulo Henrique Mendes. Educação em Saúde na Estratégia Saúde da Família: concepções, práticas e abordagens. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva, área de concentração de Gestão de sistemas e Serviços de Saúde) – Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia, 2016.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (Bahia). EDITAL Nº 030/2020, referente ao Aviso N° 046/2020. [Dispõe sobre inscrições para o Processo Seletivo de Projetos que tenham como objeto o desenvolvimento de ações de Extensão no Programa PROBEX – EDIÇÃO ESPECIAL de prevenção e combate à COVID-19, e seleção para Bolsistas de Monitoria de Extensão]. Diário Oficial do Estado da Bahia. Poder Executivo, Secretaria de Educação, Salvador, ano CIV, Nº 22.885, p. 19, 18 abr. 2020.

VELLOSO, M. P. et al. Interdisciplinaridade e formação na área de saúde coletiva. Trabalho Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 257-271, jan./abr. 2016.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). WHO Coronavirus (COVID-19) Dashboard. Maio, 2021. Disponível em: https://covid19.who.int/ Acesso em: 17 maio 2021.

ZHUN, N. et al. A novel coronavirus from patients with pneumonia in China, 2019. The New England Journal of Medicine, United Kingdom, v. 382, n. 8, p.727-733, feb. 2020.

Publicado
10-12-2021