Ações desenvolvidas pelos pibidianos da Física na Escola Estadual Maestro Villa Lobos

  • Bruna Rafaela de Almeida Noia PUC Minas
  • Gabriel Mateus Luz Rocha PUC Minas
  • Poliana Marques Berto PUC Minas
  • Tiago Rodrigues Maciel Professor da Escola Estadual Maestro Villa Lobos.
  • Joice da Silva Araújo PUC Minas
Palavras-chave: PIBID, Ensino de Física, Recursos Atuais, Ensino na Pandemia

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência é voltado à inserção de futuros docentes no cenário escolar, proporcionando familiaridade com o cotidiano da sala de aula sob uma nova perspectiva. Apesar do isolamento social imposto pela pandemia do COVID-19, os discentes do curso de Licenciatura em Física da PUC Minas, que atuam no Programa, participaram de encontros de formação, produziram material didático e interagiram com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Maestro Villa Lobos em Belo Horizonte.  O objetivo deste texto é destacar as ações executadas e em curso, bem como avaliar os desafios enfrentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Rafaela de Almeida Noia, PUC Minas

Estudante do curso de Física da PUC Minas

Gabriel Mateus Luz Rocha, PUC Minas

Estudante do curso de Física da PUC Minas

Poliana Marques Berto, PUC Minas

Estudante do curso de Física da PUC Minas

Tiago Rodrigues Maciel, Professor da Escola Estadual Maestro Villa Lobos.

Professor da Escola Estadual Maestro Villa Lobos.

Joice da Silva Araújo, PUC Minas

Chefe do Departamento de Física e Química e coordenadora do curso de Física da PUC Minas

Referências

CAETANO, Saulo Vicente Nunes; FALKEMBACH, Gilse Antoninha Morgental. YOU TUBE: uma opção para uso do vídeo na EAD. Renote, v. 5, n. 1, 2007. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/download/ 14149/8084>. Acesso em: 13 jun. 2021.

JESUS, Antônio José de; CHAVES, Levi Chagas; SANTOS, Rangel Ribeiro. Produção de vídeos educativos como forma de melhorar o ensino de Física. Expressão Científica, p. 77-83, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/bitstream/123456789/1233/1/Producao%20de%20videos%20educativos%20como%20forma%20de%20melhorar%20o%20ensino%20de%20fisica.pdf. Acesso em: 12 jun. 2021.

KETTLE, Maria. How videos are used in secondary school physics teaching. IOPSCIENCE. 2020. Disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1361-6552/ab7084/meta. Acesso em: 11 jun. 2021.

OLIVEIRA, Priscila Patrícia Moura. O YouTube como Ferramenta Pedagógica. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2016. Anais.... Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1063/486#. Acesso em: 13 jun. 2021.

POR QUE O CÉU É AZUL? o eletromagnetismo no cotidiano. PUC Ensina, 2021 (4 minutos). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MFrbw23ssNA&t=9s. Acesso em: 13 jun. 2021.

Publicado
11-12-2021