Ações desenvolvidas pelos pibidianos da Física na Escola Estadual Maestro Villa Lobos
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência é voltado à inserção de futuros docentes no cenário escolar, proporcionando familiaridade com o cotidiano da sala de aula sob uma nova perspectiva. Apesar do isolamento social imposto pela pandemia do COVID-19, os discentes do curso de Licenciatura em Física da PUC Minas, que atuam no Programa, participaram de encontros de formação, produziram material didático e interagiram com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Maestro Villa Lobos em Belo Horizonte. O objetivo deste texto é destacar as ações executadas e em curso, bem como avaliar os desafios enfrentados.
Downloads
Referências
CAETANO, Saulo Vicente Nunes; FALKEMBACH, Gilse Antoninha Morgental. YOU TUBE: uma opção para uso do vídeo na EAD. Renote, v. 5, n. 1, 2007. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/download/ 14149/8084>. Acesso em: 13 jun. 2021.
JESUS, Antônio José de; CHAVES, Levi Chagas; SANTOS, Rangel Ribeiro. Produção de vídeos educativos como forma de melhorar o ensino de Física. Expressão Científica, p. 77-83, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/bitstream/123456789/1233/1/Producao%20de%20videos%20educativos%20como%20forma%20de%20melhorar%20o%20ensino%20de%20fisica.pdf. Acesso em: 12 jun. 2021.
KETTLE, Maria. How videos are used in secondary school physics teaching. IOPSCIENCE. 2020. Disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1361-6552/ab7084/meta. Acesso em: 11 jun. 2021.
OLIVEIRA, Priscila Patrícia Moura. O YouTube como Ferramenta Pedagógica. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2016. Anais.... Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1063/486#. Acesso em: 13 jun. 2021.
POR QUE O CÉU É AZUL? o eletromagnetismo no cotidiano. PUC Ensina, 2021 (4 minutos). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MFrbw23ssNA&t=9s. Acesso em: 13 jun. 2021.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.