A importância da Extensão para divulgação científica em um Museu de Zoologia da Baixada Fluminense em tempos de pandemia
Resumo
A extensão universitária é um importante meio de comunicação dos conhecimentos acadêmicos com a sociedade. Considerando a importância científica, cultural e social de ter um Museu de Zoologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, localizada na Baixada Fluminense, foi elaborado um projeto de extensão que deveria ter sido desenvolvido de forma presencial. O presente trabalho objetiva relatar os feitos desse projeto, através de ações virtuais que ocorreram devido ao início da pandemia da COVID-19. As atividades foram desenvolvidas em diversos formatos para que alcançassem os mais variados tipos de público. O monitoramento da interação e do acesso do público a esses ambientes, principalmente ao site do projeto, mostrou que o projeto teve uma grande abrangência geográfica, inclusive superando o alcance que era esperado para a execução presencial deste. Os resultados aqui apresentados demonstram a eficiência do uso de plataformas virtuais para a manutenção das atividades extensionistas durante a pandemia e também como ferramentas potenciais no período pós-pandemia.
Downloads
Referências
CARVALHO, Graça Simões de. A Transposição Didática e o Ensino de Biologia. In: CALDEIRA, Ana Maria de A.; ARAUJO, Elaine S. N. N.(org.). Introdução à Didática da Biologia. São Paulo: Escrituras, 2009. cap. 2, p. 34-57. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10636/1/Carvalho_Didactica_Biologia.pdf. Acesso em: 29 maio 2021.
FREITAS, Thatyana P. R. de; SILVEIRA, Júlia Beatriz A.; COSTA, Pedro Miguel M. da; MICELI, Bruna S.; ROCHA, Marcelo B. Museus de Ciências em Tempos de Pandemia: uma Análise no Instagram do Museu da Vida Revista Práxis, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1 (sup), p. 149-159, 2020. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/3483. Acesso em: 26 maio 2021.
LAZZERETTI, Luciana; SARTORI, Andrea; INNOCENTI, Niccolò. Museums and social media: the case of the Museum of Natural History of Florence. International Review on Public and Nonprofit Marketing, Berlim, v. 12, n. 3, p. 267-283, 2015. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12208-015-0136-5. Acesso em: 26 maio 2021.
LIZAMA, Maria de los Angeles; ZAVASKI, Felipe.; WACHHOLZ, Larissa. Museu Virtual: o ensino de zoologia e a Educação Ambiental sob um olhar diferente, antes e depois da Covid-19. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 293–304, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11049. Acesso em: 25 maio. 2021.
LORANDI, Sabrina; LOSS, Gabriele M. da S.; MALTA, Shimene T.; GRAEFF FILHO, Vagner L.; DOS SANTOS, Victória A.; ISERHARD, Cristiano A. "Insetos, e daí?”: Ressignificando as Dimensões da Extensão Universitária com a Pandemia da COVID-19. Expressa Extensão, Pelotas, v. 26, n. 1, p. 285-299, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/19711. Acesso em: 28 maio 2021.
MARANDINO, Martha; MARQUES, Mirian D.; ZOLCSAK, Elisabeth; AMORIM, Antônio Carlos; TRIVELATO, Silvia Luzia F.; LOURENÇO, Márcia Fernandes; BARÃO, Cristina. Aprendizagens em biologia a partir da visita ao Museu Zoologia. In: Atas do 5º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru: ABRAPEC, 2005. Disponível em: http://www.geenf.fe.usp.br/v2/wp-content/uploads/2012/10/aprend_MZUSP_20051.pdf. Acesso em: 25 maio 2021.
MARTI, Frieda; COSTA, Andréa. Revisitando os Museus na Pandemia: sobre Educação Museal Online e Cibercultura. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, online, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1107?fbclid=IwAR2q8Hxhv-HLV0gCVIiyW0trs_Xwsfx_L5JhvGU00s0juGtelgFeYGXB9Mk. Acesso em: 25 maio 2021.
RUSSO, Angelina; WATKINS, Jerry; KELLY, Lynda; CHAN, Sebastian. How will social media affect museum communication? In: Nordic Digital Excellence in Museums (NORDIC 06), 2006, Oslo, p. 1-4. Disponível em: https://eprints.qut.edu.au/6067/. Acesso em: 27 maio 2021.
SOLER, Marina. G.; LANDIM, Maria Isabel. O silêncio dos inocentes: o papel dos animais em narrativas expositivas. In: Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, 2017, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 269-289. Disponível em: https://www.scielo.br/j/anaismp/a/NRgpJcNyv8vzh8pDHP6SXkq/?lang=pt#. Acesso em: 26 maio 2021.
SEILERT, Sara; BOELSUMS, Mariah. # MuseuEmCasa: desafios enfrentados pelo Museu Nacional da República em tempos de pandemia e isolamento social. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 184-190, 2020. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/925/572. Acesso em: 28 maio 2021.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.