Reunião de Pais de Crianças com Altas Habilidades: mudança do presencial ao virtual no HEAD

  • Aline Mariane de Almeida Diogo
  • Amanda André da Silva
  • Luiza Maria Medeiros da Silva
  • Maria Helena Furtado Novais Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Karina Fidelis Filgueiras
Palavras-chave: Superdotação. Altas Habilidades. Pandemia. Pais. Crianças.

Resumo

O presente relato tem como objetivo apresentar a experiência e a importância do grupo de pais do Projeto de Extensão Enriquecimento da Aprendizagem para Desenvolvimento de Habilidades (HEAD) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), que trabalha com crianças e com adolescentes com o perfil de Altas Habilidades / Superdotação. As reuniões com os pais objetivam estimular a troca de vivências e abrir espaço para o acolhimento, e aconteciam em modo presencial. Contudo, devido à mudança da dinâmica das práticas do Projeto, diante da pandemia do COVID-19, houve modificações nas interações com os participantes, as quais serão discutidas neste texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 18 maio de 2021.

BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: recomendações para a construção de escolas inclusivas. Série: Saberes e práticas da inclusão. 2. ed. Secretaria de Educação Especial. Brasília: Ministério da Educação, 2006. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/const_escolasinclusivas.pdf Acesso em 02 maio. 2021.

SAKAGUTI, P.M.Y.; BOLSANELLO, M.A. A família e o aluno com Altas Habilidades/ Superdotação. In: MOREIRA, L.C. et al. Altas Habilidades/ Superdotação, Talento, Dotação e Educação. Curitiba: Juruá, 2012.

SILVA, S. M. O. C. Caracterização de estudantes com altas habilidades/superdotação atendidos em um município da região metropolitana de Curitiba e a organização do grupo de pais e profissionais. In: Anais do Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 2013. p. 2802-2814.

Publicado
07-06-2022