Projeto ALEGRIA: as vantagens na divisão de uma turma de alfabetização no sistema remoto
Resumo
O presente trabalho expõe a prática extensionista, realizada na modalidade remota, do Projeto ALEGRIA - Aprendizagem de Leitura e Escrita Gerando Respeito, Inclusão e Autonomia –, que atua por meio da Pró-Reitoria de Extensão – Proex – e do Departamento de Letras. Propõe-se como objetivo promover a alfabetização e o letramento de adultos que possuem dificuldade de aprendizado derivada de algum comprometimento cerebral/mental. Ancoradas nas vertentes de Ferreiro; Teberosky (1999), Freire (1989), Santos (2002) e Soares (1998), a proposta é a realização de atividades que envolvam a alfabetização e letramento dos sujeitos. Dentro desse eixo, o propósito da oficina consiste em, por meio da aprendizagem da leitura e escrita, facilitar a vida diária desses alunos, para que, assim, eles tenham suporte e autonomia para enfrentar os desafios que surgem no dia-a-dia. Os encontros do Projeto têm sido realizados a distância, de modo síncrono, devido à necessidade do isolamento social, causada pela COVID-19. Buscando atender as especificidades de cada um quanto à fase alfabética em que se encontram, foi necessária a separação da turma em dois grupos distintos, para que esses sujeitos tenham acesso a um espaço mais participativo e a atividades que contribuam para o desenvolvimento de sua leitura e escrita, considerando suas demandas específicas. As análises das atividades e observações das participações durante os encontros têm mostrado o progresso dos participantes, que se envolvem cada vez mais nas propostas feitas pelas monitoras e apresentam avanços nas práticas de leitura e escrita.
Downloads
Referências
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. In: FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23 Edição. São Paulo: Editora Autores Associados: Cortez, 1989. p. 09 - 14. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/10/importancia_ato_ler.pdf. Acesso em: 28 maio de 2021.
SANTOS, Josivaldo Constantino. A participação ativa e efetiva do aluno no processo ensino-aprendizagem como condição fundamental para a construção do conhecimento. 2002. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/2313/000317617.pdf. Acesso em: 28 maio de 2021.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.