Projeto ALEGRIA: as vantagens na divisão de uma turma de alfabetização no sistema remoto

  • Mariana Queiroga Gomes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Aliny Vitória Martins Cunha PUC Minas
  • Arabie Bezri Hermont PUC Minas
  • Nivânia Melo Reis PUC Minas
Palavras-chave: Grupos reduzidos. Leitura e Escrita. Participação. Especificidades da aprendizagem.

Resumo

O presente trabalho expõe a prática extensionista, realizada na modalidade remota, do Projeto ALEGRIA - Aprendizagem de Leitura e Escrita Gerando Respeito, Inclusão e Autonomia –, que atua por meio da Pró-Reitoria de Extensão – Proex – e do Departamento de Letras. Propõe-se como objetivo promover a alfabetização e o letramento de adultos que possuem dificuldade de aprendizado derivada de algum comprometimento cerebral/mental. Ancoradas nas vertentes de Ferreiro; Teberosky (1999), Freire (1989), Santos (2002) e Soares (1998), a proposta é a realização de atividades que envolvam a alfabetização e letramento dos sujeitos. Dentro desse eixo, o propósito da oficina consiste em, por meio da aprendizagem da leitura e escrita, facilitar a vida diária desses alunos, para que, assim, eles tenham suporte e autonomia para enfrentar os desafios que surgem no dia-a-dia. Os encontros do Projeto têm sido realizados a distância, de modo síncrono, devido à necessidade do isolamento social, causada pela COVID-19. Buscando atender as especificidades de cada um quanto à fase alfabética em que se encontram, foi necessária a separação da turma em dois grupos distintos, para que esses sujeitos tenham acesso a um espaço mais participativo e a atividades que contribuam para o desenvolvimento de sua leitura e escrita, considerando suas demandas específicas. As análises das atividades e observações das participações durante os encontros têm mostrado o progresso dos participantes, que se envolvem cada vez mais nas propostas feitas pelas monitoras e apresentam avanços nas práticas de leitura e escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. In: FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23 Edição. São Paulo: Editora Autores Associados: Cortez, 1989. p. 09 - 14. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/10/importancia_ato_ler.pdf. Acesso em: 28 maio de 2021.

SANTOS, Josivaldo Constantino. A participação ativa e efetiva do aluno no processo ensino-aprendizagem como condição fundamental para a construção do conhecimento. 2002. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/2313/000317617.pdf. Acesso em: 28 maio de 2021.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

Publicado
07-06-2022