A interface ensino-pesquisa-extensão na construção discente: relato de experiência de um projeto universitário
Resumo
A interface entre universidade e assistência visa a contribuir para a formação da consciência crítica dos acadêmicos, fortalecendo sua participação na sociedade enquanto cidadãos, tornando-os sujeitos da sua própria história, além de encaminhar providências e prestar orientação nutricional aos pacientes HIV. Este trabalho objetiva relatar a experiência de um projeto, visando a uma reflexão na aproximação dos graduandos em nutrição da UFRJ campus Macaé, com a prática clínica e a vivência com pessoas que vivem com HIV, no entendimento da doença e de suas consequências, desde 2017 até o momento. Para desenvolver esse estudo, optou-se por uma metodologia descritivo-reflexiva sobre o tema e trata-se do relato de experiência do projeto interdisciplinar “APHETO”, direcionado ao ensino-pesquisa-extensão relacionado ao perfil sociodemográfico, clínico epidemiológico, nutricional, à autopercepção da imagem corporal e à qualidade de vida em pessoas vivendo com HIV/AIDS, o qual envolve docentes, discentes da UFRJ e a equipe multiprofissional atuantes no ambulatório do SAE/IST/AIDS de Macaé-RJ. O discente tem como desafio, para além de aplicar a teoria, desenvolver estratégias, e, sob supervisão docente, oferecer assistência integral às pessoas com HIV/AIDS, valorizando as variáveis físicas, nutricionais, sociais e emocionais que envolvem o atendimento desse público alvo. Assim, conclui-se que o projeto tem se revelado de grande importância para a formação dos acadêmicos, pois permite o aprendizado prático, baseado na diversidade de atividades, nas reflexões sobre a importância do tema HIV/AIDS, além de promover envolvimento com outros profissionais, com a sociedade, e os resultados são percebidos no dia a dia dos alunos.
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