A interface ensino-pesquisa-extensão na construção discente: relato de experiência de um projeto universitário

  • Lismeia Raimundo Soares UFRJ-Campus Macaé
  • Lídia Damares de Souza Araújo UFRJ-Campus Macaé
  • Vitoria Nunes de Oliveira UFRJ-Campus Macaé
  • Láira Martins Monteiro UFRJ-Campus Macaé
  • Ana Paula Menna Barreto UFRJ-Campus Macaé
Palavras-chave: Relato de experiência. Nutrição. Construção discente. HIV.

Resumo

A interface entre universidade e assistência visa a contribuir para a formação da consciência crítica dos acadêmicos, fortalecendo sua participação na sociedade enquanto cidadãos, tornando-os sujeitos da sua própria história, além de encaminhar providências e prestar orientação nutricional aos pacientes HIV. Este trabalho objetiva relatar a experiência de um projeto, visando a uma reflexão na aproximação dos graduandos em nutrição da UFRJ campus Macaé, com a prática clínica e a vivência com pessoas que vivem com HIV, no entendimento da doença e de suas consequências, desde 2017 até o momento. Para desenvolver esse estudo, optou-se por uma metodologia descritivo-reflexiva sobre o tema e trata-se do relato de experiência do projeto interdisciplinar “APHETO”, direcionado ao ensino-pesquisa-extensão relacionado ao perfil sociodemográfico, clínico epidemiológico, nutricional, à autopercepção da imagem corporal e à qualidade de vida em pessoas vivendo com HIV/AIDS, o qual envolve docentes, discentes da UFRJ e a equipe multiprofissional atuantes no ambulatório do SAE/IST/AIDS de Macaé-RJ. O discente tem como desafio, para além de aplicar a teoria, desenvolver estratégias, e, sob supervisão docente, oferecer assistência integral às pessoas com HIV/AIDS, valorizando as variáveis físicas, nutricionais, sociais e emocionais que envolvem o atendimento desse público alvo. Assim, conclui-se que o projeto tem se revelado de grande importância para a formação dos acadêmicos, pois permite o aprendizado prático, baseado na diversidade de atividades, nas reflexões sobre a importância do tema HIV/AIDS, além de promover envolvimento com outros profissionais, com a sociedade, e os resultados são percebidos no dia a dia dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Maria Carmélia Sales do; PONTES, Andrezza Graziella Veríssimo; SILVA, Jennifer do Vale. O ensino de Educação Popular em Saúde para o SUS: experiência de articulação entre graduandos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 18, p. 1547-1558, jan. 2014.

AMARAL, Regiane da Silva et al. Soropositividade para HIV/AIDS e características sociocomportamentais em adolescentes e adultos jovens. Revista de Pesquisa em Saúde, v. 18, n. 2, 2018.

ANDRADE, Rosana Cássia Rodrigues. Prática de ensino e estágio supervisionado no processo de formação dos professores. Revista Ciranda, v. 4, n. 1, p. 125-143, 2020.

CAMILLO, Simone de Oliveira; MAIORINO, Fabiana Tavolaro; CHAVES, Loide Corina. O ensino de Enfermagem sobre HIV/AIDS sob a ótica da cidadania. Rev Gaúcha Enferm. 2013;34(3):117-123.

COLAÇO, Aline Daiane et al. O cuidado à pessoa que vive com HIV/AIDS na Atenção Primária à Saúde. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 28, 2019.

CUNHA, Ana Maria Affonso. Dividindo para Multiplicar. In: BARBARA, RAMOS. Reflexão e ações no ensino-aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 2003, pp. 235- 255.

LAKATOS, Imre. O falseamento e a metodologia dos programas de pesquisa científica. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix, p. 109-243, 1979.

LIMA, Diógenes Cândido. Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, p. 179-189, 2009.

MILTÃO, Raquel Maíra dos Santos Alves. limites e possibilidades da atuação do serviço social no serviço de assistência especializada/SAE a pessoas que vivem com HIV/AIDS. In: Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 16, 2019, Brasília. Anais […]. Brasília: Abepss, 2019. Disponível em: https://broseguini.bonino.com.br/ojs/index.php/CBAS/article/view/1583/1545. Acesso em: 02 jun.2021.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. Boletim Epidemiológico HIV/AIDS. Número especial, 2019.

MORIN, Edgar et al. Os setes saberes necessários à educação do futuro. Cortez Editora, 2014.

SANTOS, Rosangela Alves dos et al. Percepções do graduando de enfermagem sobre a importância do acompanhante do paciente internado. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 5, n. 1, p. 1425-1438, jan./abr. 2015.

SOUSA, Paulo Miguel Cunha de. Mestres e discípulos: a relação pedagógica no ensino e aprendizagem em artes visuais. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Artes Visuais) - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Rio Tinto, 2015.

Publicado
10-12-2021