Atividades de Divulgação Científica com Ênfase na Experimentação em Física Desenvolvidas em Escolas do Litoral Norte Paulista
Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo analisar apresentações de divulgação científica envolvendo demonstrações experimentais, que ocorreram entre 2017 e o primeiro semestre de 2019. As atividades foram realizadas presencialmente junto a alunos do ensino fundamental e médio, visando divulgar diferentes subáreas da Física e, particularmente, destacando a importância do aspecto experimental dessa ciência. O trabalho didático enfatizou os métodos científicos e as ferramentas de que ela dispõe para enfrentar determinados problemas e buscar possíveis explicações para os fenômenos que são observados e medidos. Nas demonstrações experimentais, foram usados materiais de baixo custo, equipamentos elaborados a partir deste tipo de material e brinquedos envolvendo fenômenos físicos. Todos facilitaram, consideravelmente, a compreensão dos conceitos científicos abordados. No transcorrer do período avaliado, foram realizadas 25 apresentações de divulgação científica para alunos do litoral norte paulista, sendo que, em 19 casos, elas foram feitas pelos autores em espaços das próprias escolas e, em seis outros, ocorreram quando os alunos das escolas estavam visitando o campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Este trabalho colaborou para maior engajamento e interesse dos alunos envolvidos por temáticas de origem científica. As atividades realizadas evidenciaram que os conceitos físicos tendem a se tornar mais facilmente compreensíveis para os alunos, quando são abordados inicialmente por experimentos de demonstração.
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