Jogos Digitais e História: diálogos com o passado
Resumo
O presente trabalho relata uma experiência de formação, a partir de atividades desenvolvidas ao longo do “Programa Residência Pedagógica”, na área de História, na Escola Estadual Professor Morais. O vigente Programa é vinculado à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e trabalha sob a perspectiva de oferecer uma formação docente atada à teoria e à prática, através do contato com o futuro ambiente de trabalho do professor. Nesse âmbito, vem sendo desenvolvido o projeto “Jogos Digitais e História”, que busca a construção do conhecimento acerca de determinados conteúdos através de um jogo selecionado e analisado pelos responsáveis pelo projeto, mostrando também, o quão amplo pode ser o leque de documentos e métodos históricos. Foram selecionados os games: “Assassin's Creed: Rogue”, “Far Cry: Primal”; “Assassin’s Creed: Origins”, “Assassin's Creed: Syndicate”, através dos quais se trabalhou com os usos e os significados da produção, circulação e utilização de “fontes históricas” e as relações entre o conhecimento acadêmico e as pesquisas utilizadas na construção dessas produções. Estão sendo utilizadas também as plataformas do Instagram e Google Classroom como formas de interação e compartilhamento de saberes. O projeto tem, dessa forma, fomentado discussões acerca da possibilidade de se pensar os jogos digitais como recursos midiáticos capazes de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem na contemporaneidade.
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Referências
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