Lesão por pressão: um olhar individualizado ao paciente
Resumo
Este texto é um relato de experiência de estágio curricular não obrigatório, realizado no Ambulatório de Feridas da PUC Minas, no período de março a junho de 2021. Foram utilizados para o registro e coleta de dados: o formulário de anamnese criado pela docente de Semiologia e Semiotécnica, baseado na Teoria das Necessidades Humanas Básicas (Dr.ª Wanda de Aguiar Horta); observação sistematizada (através da monitoração da evolução de cada ferida); consulta à ficha do paciente feita no Centro de Saúde; e videoconferências com as enfermeiras da comunidade responsáveis pelo caso. Este relato tem como objetivos apresentar a experiência adquirida com um paciente paraplégico que desenvolveu lesão por pressão em diversas regiões; relatar as intervenções que podem ser feitas em campos multidisciplinares; e relacionar a demanda do acompanhamento com as limitações de atendimento impostas pela pandemia da COVID-19. Foi possível constatar a importância do acompanhamento do enfermeiro quanto à percepção da evolução da ferida e seu tratamento, como as demandas multifatoriais do paciente, as limitações da condição física, a necessidade de intervenção de outras áreas para proporcionar maior conforto e qualidade de vida, os tipos de tratamento que favorecem a recuperação mais rápida, os desafios ao lidar com a limitação do movimento associados ao surgimento da lesão por pressão e a visão do próprio paciente ao receber a esperança de melhorar seu condicionamento. A experiência foi enriquecedora no desenvolvimento de competências novas para o aprimoramento profissional e ampliação de conhecimentos, mas representou uma vivência desafiadora no que se refere aos limites impostos pelo isolamento social e suspensão temporária dos atendimentos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, P. F. D. Coordenação do cuidado e Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde: Coordination of care and Primary Health Care in the Unified Health System. SciElo, Rio de Janeiro. Disponível em: <https://www.scielosp.org/article/sdeb/2018.v42nspe1/244-260/>. Acesso em: 30 maio 2021.
CAVALCANTE, Bruna Luana de Lima, LIMA, Uirassú Tupinambá Silva de. Journal of Nursing Health, 2012. Universidade Federal de Pelotas. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/downl oad/3447/2832>. Acesso em: 27 maio 2021.
FERREIRA, S. R. S; PÉRICO, L. A. D; DIAS, V. R. F. G. The complexity of the work of nurses in Primary Health Care. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília, novembro2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/qTVY5r3JLdL8xcTHNf9ZhxF/?format=html. Acesso em: 18 nov. 2017.
FRANCO, V. Q; SOUZA, N. V. D. de O; PIRES, A. da S; RAFAEL, R de M. R.; NASCIMENTO, D.C. do, NUNES, M. L. G. Tecnologia da espuma de poliuretano com prata iônica e sulfadiazina de prata: aplicabilidade em feridas cirúrgicas infectadas / Polyurethane foam technology with ionic silver and silver sulfadiazine: applicability in infected surgical wounds. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 2º de abril de 2018 [citado 31º de maio de 2021];10(2):441-9. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6081. Acesso em: 31 maio 2021.
PIZZINATO, Adolfo; CORBELLINI, Valéria Lamb. A integração ensino-serviço como estratégia na formação profissional para o SUS: Integration between learning and health services as a strategy for professional training in the Unified Health System. SciElo, Brasília, agosto de 2012. Acesso em: 30 de maio de 2021.
SOBEST - CONSENSO NPUAP 2016 - CLASSIFICAÇÃO DAS LESÕES POR PRESSÃO ADAPTADO CULTURALMENTE PARA O BRASIL. Disponível em: https://sobest.com.br/wp-content/uploads/2020/10/CONSENSO-NPUAP- 2016_traducao-SOBEST-SOBENDE.pdf. Acesso em: 30 maio 2021.
SILVA, Ana Gabriella Alexandre Souza. Utilização da cobertura de hidrofibra de caboximetilcelulose e alginato de cálcio com prata em deiscência cirúrgica infectada. II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde. Editora Realize, Paraíba, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/29700. Acesso em: 31 maio 2021.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.