Pesquisa e formação teórico-epistemológica no campo das humanidades

relato de experiência durante a pandemia de covid-19

Palavras-chave: extensão universitária, pandemia, covid 19, formação científica

Resumo

Neste relato apresentamos algumas reflexões construídas a partir da experiência do curso de extensão “Bases teórico-epistemológicas à pesquisa científica no campo das humanidades”, aprovado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade de Pernambuco, e desenvolvido no mês de junho de 2020, remotamente. A referida ação extensionista visou oferecer subsídios a pesquisadores(as) inseridos(as) no grande campo das Humanidades para a realização de atividades de investigação científica coerentes quanto à fundamentação e organização epistêmico-política. Ressaltamos de que forma o curso considerou a instrumentalização e a organização de pesquisas acadêmicas, nos diferentes níveis de formação superior, as controvérsias e as incertezas que cercam o campo em questão. Articulamos como determinados subsídios foram concebidos na dinâmica da prática extensionista e visando à qualificação da investigação científica, elementos que compõem os trajetos teórico-epistêmico-metodológicos e as possibilidades de articulação para as Humanidades. Assim, a referida atividade contribuiu para o fortalecimento de perspectivas científicas e políticas de interesse comum à formação de pesquisadores(as) no campo das Humanidades no contexto da pandemia de Covid-19, sob um olhar interdisciplinar. Para tanto, na atividade, os ideais do iluminismo, do positivismo, do cartesianismo e outras noções racionalistas foram problematizadas diante à legitimidade científica e campos complexos de conhecimento, sobretudo para as Humanidades, sugerindo outro modus pensandi pautado nas experiências e práticas sociais, implicadas política e cotidianamente. Por fim, traçamos premissas que, após o diálogo com o público-atendido, permanecem em aberto ou em disputa quando se trata dos desafios teóricos, filosóficos e políticos à produção do saber no campo das Humanidades, distinguindo e destacando suas especificidades.

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Biografia do Autor

Fernando da Silva Cardoso, Universidade de Pernambuco

Doutor em Direito - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com período sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Professor Adjunto Nível II do Curso de Direito (Campus Arcoverde) e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (Mestrado e Doutorado Profissional), ambos da Universidade de Pernambuco, e do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (Mestrado e Doutorado), Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste. Líder do G-pense! - Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias (UPE/CNPq). Pesquisador dos Grupos de Pesquisas sobre Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (UFPE/CNPq), Gênero, Democracia e Direito (PUC-Rio/CNPq) e Narrativas Visuais (UFPE-CAA/CNPq). E-mail: fernando.cardoso@upe.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8460-0406.

Rebeka Cristina Rosa Borges, Universidade de Pernambuco

Mestranda em Direito - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduada em Direito - Universidade de Pernambuco - Campus Arcoverde. Pesquisadora do G-PENSE - Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias (UPE-CNPq). Membra da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH). E-mail: rebeka.borges@upe.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0239-7393.

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Publicado
18-12-2023