Pesquisa e formação teórico-epistemológica no campo das humanidades
relato de experiência durante a pandemia de covid-19
Resumo
Neste relato apresentamos algumas reflexões construídas a partir da experiência do curso de extensão “Bases teórico-epistemológicas à pesquisa científica no campo das humanidades”, aprovado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade de Pernambuco, e desenvolvido no mês de junho de 2020, remotamente. A referida ação extensionista visou oferecer subsídios a pesquisadores(as) inseridos(as) no grande campo das Humanidades para a realização de atividades de investigação científica coerentes quanto à fundamentação e organização epistêmico-política. Ressaltamos de que forma o curso considerou a instrumentalização e a organização de pesquisas acadêmicas, nos diferentes níveis de formação superior, as controvérsias e as incertezas que cercam o campo em questão. Articulamos como determinados subsídios foram concebidos na dinâmica da prática extensionista e visando à qualificação da investigação científica, elementos que compõem os trajetos teórico-epistêmico-metodológicos e as possibilidades de articulação para as Humanidades. Assim, a referida atividade contribuiu para o fortalecimento de perspectivas científicas e políticas de interesse comum à formação de pesquisadores(as) no campo das Humanidades no contexto da pandemia de Covid-19, sob um olhar interdisciplinar. Para tanto, na atividade, os ideais do iluminismo, do positivismo, do cartesianismo e outras noções racionalistas foram problematizadas diante à legitimidade científica e campos complexos de conhecimento, sobretudo para as Humanidades, sugerindo outro modus pensandi pautado nas experiências e práticas sociais, implicadas política e cotidianamente. Por fim, traçamos premissas que, após o diálogo com o público-atendido, permanecem em aberto ou em disputa quando se trata dos desafios teóricos, filosóficos e políticos à produção do saber no campo das Humanidades, distinguindo e destacando suas especificidades.
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Referências
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