Desvendando os mistérios do homem que calculava: como apresentar o ensino de matemática de forma lúdica

  • Tatiane Tambarussi Thomaz Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Tatiane Cardoso Batista Flores Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Malba Tahan. Ensino e Aprendizagem de Matemática. Abordagem Lúdica.

Resumo

Historicamente o processo de ensino e aprendizagem de matemática retrata dificuldades tanto por parte dos alunos quanto dos professores, o que evidencia a necessidade de novas e diferentes formas de despertar a curiosidade dos que a conhecem ou desejam conhecer. Pensando nisso, o presente relato apresenta o projeto de extensão que vem sendo desenvolvido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Medianeira, o qual disseminou pelas escolas o livro “O homem que calculava”, cuja autoria é do memorável matemático Júlio César de Mello e Souza Malba Tahan.  Com o intuito de apresentar a matemática de forma atraente e descontraída, o projeto intitulado  “Desvendando os mistérios do homem que calculava” associa mistério, envolvimento e conhecimento ao explorar os problemas do livro, abordando conceitos matemáticos em meio a um contexto diferente, detalhando a teoria em uma intrigante busca pela solução. Envolvendo mais de 200 alunos de escolas públicas e 24 acadêmicos da UTFPR, além de levar à matemática sob um novo olhar, o projeto conseguiu também trazê-la assim a todos os envolvidos, encantando da mesma forma aqueles que o prepararam, revelando-se de grande importância na formação dos acadêmicos.

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Referências

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Publicado
18-12-2023