Desvendando os mistérios do homem que calculava: como apresentar o ensino de matemática de forma lúdica
Resumo
Historicamente o processo de ensino e aprendizagem de matemática retrata dificuldades tanto por parte dos alunos quanto dos professores, o que evidencia a necessidade de novas e diferentes formas de despertar a curiosidade dos que a conhecem ou desejam conhecer. Pensando nisso, o presente relato apresenta o projeto de extensão que vem sendo desenvolvido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Medianeira, o qual disseminou pelas escolas o livro “O homem que calculava”, cuja autoria é do memorável matemático Júlio César de Mello e Souza Malba Tahan. Com o intuito de apresentar a matemática de forma atraente e descontraída, o projeto intitulado “Desvendando os mistérios do homem que calculava” associa mistério, envolvimento e conhecimento ao explorar os problemas do livro, abordando conceitos matemáticos em meio a um contexto diferente, detalhando a teoria em uma intrigante busca pela solução. Envolvendo mais de 200 alunos de escolas públicas e 24 acadêmicos da UTFPR, além de levar à matemática sob um novo olhar, o projeto conseguiu também trazê-la assim a todos os envolvidos, encantando da mesma forma aqueles que o prepararam, revelando-se de grande importância na formação dos acadêmicos.
Downloads
Referências
BIANI, Rosana Prado; LORENZATO, Sergio. Malba Tahan+ Matemática=Malbatemática. ETD-Educação Temática Digital, v. 19, n. 3, p. 822-843, jul./set. 2017.
DE JESUS SANTOS, Elciane. Movimento da matemática moderna no Brasil: uma renovação do ensino de matemática nas décadas de 1960 A 1980. Boletim Cearense De Educação E História Da Matemática, v. 7, n. 20, p. 370-379, número especial, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2846/3057 Acesso em: 10 fev. 2022.
ENZENSBERGER, Hans Magnus. O diabo dos números. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
FARIA, Juraci Conceição de. A prática educativa de Júlio César de Mello e Souza Malba Tahan: um olhar a partir da concepção de interdisciplinaridade de Ivani Fazenda. 2017. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2004. Disponível em http://www.malbatahan.com.br/artigos/dissertacao_juracycfaria.pdf. Acesso em: 18 nov. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LOBATO, Monteiro. Aritmética da Emília. Editora Globo, 2009.
SILVA. Circe Mary Silva da Silva; SIQUEIRA FILHO, Moyses Gonçalves. Matemática: Resolução de Problemas. 1. ed. Brasília: Líber Livro, 2011.
VALENTIM, Maurício Antônio. A literatura em diálogo com a matemática. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13. (edição), 2011, Recife. Disponível em: https://xiii.ciaem-redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/viewFile/815/1041. Acesso em: 16 fev. 2023.
TAHAN, Malba. O homem que calculava. 55. ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001.
Copyright (c) 2023 Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.