Conexão Universidade – Escola: ações dos Licenciandos em Física (PUC-MG) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Resumo
Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), discentes de licenciatura podem atuar em escolas públicas de educação básica, realizando pesquisa, extensão e construindo experiências como professor. Um grupo de licenciandos em Física da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais acompanhou semanalmente a rotina de um professor de Física na Escola Estadual Maestro Villa Lobos em Belo Horizonte, desenvolvendo sequências didáticas com experimentos, resolução de problemas e metodologias ativas. Este artigo no formato de um relato de experiência tem como objetivo socializar algumas atividades desenvolvidas no primeiro semestre de 2023 e refletir sobre a importância do PIBID para a formação inicial e continuada de professores e para promover a integração entre a universidade e a escola.
Downloads
Referências
BRASIL. Portaria nº 83, de 27 de abril de 2022. Dispõe sobre o regulamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Superior. Parecer n° 1.304/2001, de 06 nov. 2001. Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física. Brasília: MEC, 2001. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1304.pdf Acesso em:15 mar. 2023.
ALVES, Vagner Camarini; STACHAK, Marilei. A importância de aulas experimentais no processo ensino-aprendizagem em Física: “Eletricidade. IN: XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÌSICA – SBF, 16, 2005, Rio de Janeiro. Anais, p. 1-4. Disponível em http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvi/cd/resumos/T0219-3.pdf
NASCIMENTO, Claudia et. al. Uma experiência interdisciplinar no ensino da matemática: a construção da câmara escura no 9º ano do ensino fundamental. Research, Society and Development. Vol. 9, n. 11, nov 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rds/article/view/9982.
COSTA, S. S. C. e MOREIRA, M. A. A resolução de problemas como um tipo especial de aprendizagem significativa. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 18, n. 3; p. 263-277, 2001.
Copyright (c) 2023 Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.