Conexão Universidade – Escola: ações dos Licenciandos em Física (PUC-MG) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

  • Joice da Silva Araújo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Emilly Bresson de Matos Amora Estudante do curso de Física da PUC Minas
  • Gabriel Mesquita de Carvalho Estudante do curso de Física da PUC Minas
  • Mateus Eduardo Lúcio Souza Estudante do curso de Física da PUC Minas
  • Pedro Paulo Tavares de Oliveira Estudante do curso de Física da PUC Minas
Palavras-chave: PIBID. Formação de Professores. Ensino de Física.

Resumo

Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), discentes de licenciatura podem atuar em escolas públicas de educação básica, realizando pesquisa, extensão e construindo experiências como professor. Um grupo de licenciandos em Física da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais acompanhou semanalmente a rotina de um professor de Física na Escola Estadual Maestro Villa Lobos em Belo Horizonte, desenvolvendo sequências didáticas com experimentos, resolução de problemas e metodologias ativas. Este artigo no formato de um relato de experiência tem como objetivo socializar algumas atividades desenvolvidas no primeiro semestre de 2023 e refletir sobre a importância do PIBID para a formação inicial e continuada de professores e para promover a integração entre a universidade e a escola.

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Referências

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Publicado
19-12-2023