I simpósio transdisciplinar em agroecologia: construindo saberes e fortalecendo debates
Resumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a construção de saberes agroecológicos a partir da realização do I Simpósio Transdisciplinar em Agroecologia (I SITRAG), evento realizado pelo Grupo de Agroecologia Umbuzeiro (GAU), entre os dias 08 e 10 de novembro de 2018, com a parceria de diversas instituições de ensino, pesquisa e extensão, movimentos sociais e organizações da sociedade civil. A construção metodológica do evento ocorreu por meio de divisões de comissões, incluindo os parceiros, para a construção e realização do simpósio. Essas comissões se reuniam periodicamente para pensar a linha política, teórica e metodologia do curso, além das demandas de estrutura, articulação e financeiro. O simpósio contou com mesa de abertura, minicursos, oficinas, intercâmbios, apresentação de trabalhos, apresentações culturais e feira agroecológica. A partir do simpósio foi possível reunir uma diversidade de sujeitos que muitas vezes são estigmatizados, inclusive dentro da universidade pública. Desse modo, foi um espaço de quebra de estereótipos dando voz a esses sujeitos enquanto produtores de conhecimentos, enfatizando a importância do saber popular, confrontando a ideia de que apenas o conhecimento científico deve ser validado, e apontando para dialética possível entre os saberes para construção da agroecologia pautada no bem viver e soberania dos povos.
Downloads
Referências
Altieri, M. (2012). Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável (3. ed.). Rio de Janeiro: Expressão Popular.
Caldart, R. S. (2020). Educação do Campo e Agroecologia: encontro necessário. Texto da Exposição realizada no 3º Seminário de Agroecologia e 2º Seminário de EdoC do IFPE – (forma virtual). Belo Jardim: IFPE. Recuperado de https://mst.org.br/download/educacao-do-campo-e-agroecologia-encontro-necessario/
Carvalho, L. D. (2004). A emergência da lógica da “Convivência com o Semi-Árido” e a construção de uma Nova territorialidade. In: RESAB, Secretaria Executiva. Educação para a convivência com o semi-árido: reflexões teórico-práticas. Juazeiro: Secretaria Executiva da Rede Educação do Semi-Árido Brasileiro.
Gonçalves, A. L. R. (2016). Sistemas Agroflorestais no Semiárido brasileiro: estratégias para o Combate à Desertificação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas (2. ed.). Recife: Centro Sabiá/Caatinga.
Guhur, D.; Da Silva, N. R. (2021). AGROECOLOGIA. In: DIAS, A. P. et al. Dicionário de Agroecologia e Educação. Rio de Janeiro-RJ e São Paulo-SP: Expressão Popular. Recuperado de https://www.epsjv.fiocruz.br/publicacao/livro/dicionario-de-agroecologia-e-educacao
Moreira, G. (2018). Sertões contemporâneos: rupturas e continuidades no semiárido. Salvador-Ba: Eduneb; Edufba. Recuperado de http://www.saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/991
Santos, E. N., Jericó, L. L. O., Santos, J. O., Souza, J. W. T., Vila, G. M. A., Bispo, R. S. (2019). Curso Regional de Formação em Agroecologia: Temas Estratégicos para Diálogos em Agroecologia. In Andrade, D. F. (Ed). Agroecologia em Foco 2 (pp. 60-72) Belo Horizonte, MG: Poisson. Recuperado de https://poisson.com.br/2018/produto/agroecologia-em-foco-volume-2/
SCHISTEK, H. O Semiárido Brasileiro: uma região mal compreendida. (2013). In CONTI, I. L.; SCHROEDER, E. O. CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO Autonomia e Protagonismo Social. Brasília, DF: IABS. Recuperado de https://www.asabrasil.org.br/images/UserFiles/File/convivenciacomosemiaridobrasileiro.pdf
Silva, E. P., Oliveira, A. S., Santos, J. C. N., Souza, D. L., Oliveira, C. S., Santos, A. (2020). Construção do conhecimento agroecológico entre o Grupo de Agroecologia Umbuzeiro e os estudantes da república do IRPAA. Cadernos de Agroecologia. 15(2). Recuperado de https://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/3545
Copyright (c) 2023 Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.