Baixada Santista: relato de uma caminhada fraterna em território caiçara
Relato de Experiência
Resumo
Este relato visa apresentar a trajetória da criação e desenvolvimento do núcleo da Baixada Santista da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara. Desde o chamado do Papa Francisco, em 2019, passando pelo 1º encontro realizado na PUC-SP, ao início da caminhada liderada pelos precursores Sergio Storch, Célio Nori, José Pascoal Vaz e Sérgio Sérvulo, à constituição do grupo de voluntários e aos desdobramentos dele durante e pós pandemia, o texto se estende até a configuração atual e as iniciativas em andamento que delineia projetos futuros. Se, por um lado, a caminhada foi e é permeada por insuficiência de apoio, estrutura e dificuldades, principalmente pela perda de algumas pessoas precursoras, o importante é reafirmar que ela também é fraterna, horizontal, absolutamente voluntarista e comprometida com os mais vulnerabilizados de nossa sociedade. É pela dedicação e persistência de alguns voluntários que a ABEFC BS se mantem e amplia sua atuação, inspirados e animados pelo ensinamento que Francisco e Clara nos legou: é preciso criar já um mundo de Paz e Bem!
Downloads
Referências
FABIANO, C; MUNIZ, S. “Dique da Vila Gilda: caminhos para a regularização”. file:///C:/Users/Samsung/OneDrive/NOVO/Textos%20e%20Livros/Dique%20da%20Vila%20Gilda_Caminhos%20p%20regularizacao.pdf. Acesso em: 3 mai.2020.
MARTINS, C. da P. (Coord.); Memória sindical de Santos 1930-1964. Santos SP: Fundação Arquivo e Memória de Santos, 1997. Disponível em: http://www.fundasantos.org.br/e107_files/public/1568810736_memoria_sidical_completo.pdf
Acessado em 12/4/23.
Copyright (c) 2023 Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.