Baixada Santista: relato de uma caminhada fraterna em território caiçara

Relato de Experiência

  • Maria da Conceição Golobovante PUC-SP
  • Luiza Alonso Universidade Católica de Brasilia
  • Ubaldo Andrade
  • Renato Prado
  • Teresa Norma Castellani
Palavras-chave: Economia; Economia de Francisco e Clara; Abefc; Economia solidária.

Resumo

Este relato visa apresentar a trajetória da criação e desenvolvimento do núcleo da Baixada Santista da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara. Desde o chamado do Papa Francisco, em 2019, passando pelo 1º encontro realizado na PUC-SP, ao início da caminhada liderada pelos precursores Sergio Storch, Célio Nori, José Pascoal Vaz e Sérgio Sérvulo, à constituição do grupo de voluntários e aos desdobramentos dele durante e pós pandemia, o texto se estende até a configuração atual e as iniciativas em andamento que delineia projetos futuros. Se, por um lado, a caminhada foi e é permeada por insuficiência de apoio, estrutura e dificuldades, principalmente pela perda de algumas pessoas precursoras, o importante é reafirmar que ela também é fraterna, horizontal, absolutamente voluntarista e comprometida com os mais vulnerabilizados de nossa sociedade. É pela dedicação e persistência de alguns voluntários que a ABEFC BS se mantem e amplia sua atuação, inspirados e animados pelo ensinamento que Francisco e Clara nos legou: é preciso criar já um mundo de Paz e Bem!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Golobovante, PUC-SP

Professora Doutora e Professora da área da Comunicação e das Ciências Socioambientais da PUC-SP  

Luiza Alonso, Universidade Católica de Brasilia

Socióloga e educadora popular. Professora Doutora e pesquisadora da Universidade Católica de Brasília.

Ubaldo Andrade

Administrador, ativista socioambiental, membro do Conselho da OS Consciência pela Cidadania, membro da Ordem Franciscana Secular do Embaré, participante do Vicariato Social da Diocese de Santos.

Renato Prado

Administrador, ativista socioambientalista, coordenador de projetos em organizações do terceiro setor e coordenador do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Santos.

Teresa Norma Castellani

Analista de negócios TIC (Tecnologia da Informação e da Comunicação) em empresa pública e pedagoga. Ativista da Ecologia Integral com base na Laudato Si.  

Referências

BRASILEIRO, E. (org.). Realmar a economia: a economia de Francisco e Clara.São Paulo: Paulus, 2023.
FABIANO, C; MUNIZ, S. “Dique da Vila Gilda: caminhos para a regularização”. file:///C:/Users/Samsung/OneDrive/NOVO/Textos%20e%20Livros/Dique%20da%20Vila%20Gilda_Caminhos%20p%20regularizacao.pdf. Acesso em: 3 mai.2020.
MARTINS, C. da P. (Coord.); Memória sindical de Santos 1930-1964. Santos SP: Fundação Arquivo e Memória de Santos, 1997. Disponível em: http://www.fundasantos.org.br/e107_files/public/1568810736_memoria_sidical_completo.pdf
Acessado em 12/4/23.
Publicado
19-12-2023