"A Universidade contra o social?”: um estudo sobre os avanços e contradições das práticas de extensão
Resumo
Será que a universidade contemporânea está contra o social, mesmo quando tenta avançar em sua extensão? Essa pergunta organiza essa pesquisa, que buscou compreender como as(os) alunas(os) do Curso de Graduação em Administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES) Confessional de Minas Gerais percebem e se posicionam diante das diferentes estratégias de extensão didático-pedagógica desenvolvida pela IES. Parte-se da discussão sobre as dinâmicas de renovação da universidade na contemporaneidade e a relação que o conhecimento científico formal pode estabelecer com outras formas de conhecimento não formal, advindas do conhecimento da comunidade e grupos sociais periféricos, através da articulação das noções teóricas de Epistemologias do Sul, Ecologia do Conhecimento e Pedagogia Crítica. Trata-se de um estudo quantitativo, que coletou dados através de um questionário com alunas(os) do Curso de Graduação em Administração. Os resultados apontam para vários desafios para a renovação das práticas, estratégias e políticas extensionistas da IES.
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