Atividades extensionistas na alfabetização científica em física: do presencial ao remoto
Resumo
Este texto apresenta as intervenções desenvolvidas entre os anos de 2019 e 2020 em escolas da rede estadual e em eventos regionais no interior do Maranhão, onde foram feitas discussões acerca da alfabetização científica aliada à prática experimental, do ensino remoto em espaços formais e não formais de educação como perspectiva formativa, com o propósito expor fundamentos teóricos e dialogar com eles para a argumentação a favor de uma ensinagem das ciências como prática social. No período, devido à pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, atividades remotas se tornaram uma alternativa para continuar a execução das atividades de ensino, pesquisa e extensão nas universidades. Na fase presencial, foram realizadas apresentações interativas com experimentos de Física de baixo custo e oficinas. Na fase remota, o foco foi em palestras e breves textos de divulgação científica. Com essas atividades, o projeto de extensão conseguiu atuar de forma a proporcionar a alfabetização científica, contribuindo para que os alunos atuassem como sujeitos ativos, investigando os fenômenos e entendendo as implicações de suas modificações. Além disso, com estas atividades, foi possível contribuir para a formação dos licenciandos, apresentando a dinâmica experimental como uma alternativa lúdica aos conceitos teóricos. Dessa forma, o projeto conseguiu aliar atividades lúdicas com a Física de forma ampla, atingindo todos os níveis de educação, levantando questões importantes e propondo reflexões sobre as dinâmicas das aulas de Física.
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